A IMPORTÂNCIA DA NATAÇÃO NO TRIATHLON

A IMPORTÂNCIA DA NATAÇÃO NO TRIATHLON

Quem pratica TRIATHLON sempre diz a mesma coisa!

“-Nadar para mim é a parte mais difícil!” E é verdade.

Nadar no TRIATHLON é diferente de nadar na MARATONA ou na NATAÇÃO de PISCINA. Em um IRONMAN sair na frente da água não quer dizer muita coisa mesmo, pois ainda faltam uma volta da França e uma maratona para cruzar a linha de chegada, é pesado!

Em um Short ajuda bastante sair na frente, mas também não é garantia de nada. É preciso ter um nível muito bom de pedal e corrida para sustentar esta vantagem.

Já ouvi pessoas dizendo que a NATAÇÃO toma um tempo de prova muito menor do que as outras duas modalidades (ciclismo e corrida), e por isso é “teoricamente” menos definitiva no resultado. Faz sentido, mas não é só isso. Apesar de “gastarmos” menos tempo nadando nestas provas do que correndo ou pedalando, a energia gasta para nadar é tão grande ou maior do que as outras modalidades, principalmente se sua TÉCNICA DE NADO não está em dia.

Então o objetivo da NATAÇÃO nestas provas é sair no bolo, em um bom PELOTÃO, e com energia o bastante para fazer muito bem as outras etapas da prova.

A dificuldade que muitos atletas de TRIATHLON sentem na hora de nadar é geralmente devido a quatro pontos:

Sobre o tempo de treino dedicado à NATAÇÃO, posso dizer que a maioria das pessoas que iniciam o TRIATHLON não investem tanto quanto deveriam. Nadar bem depende de muitas horas de prática, não só para condicionar os sistemas energéticos, mas principalmente para desenvolver a sensibilidade com a água e desenvolver a técnica. Quando um atleta começa a ficar mais solto e nadar mais fácil, o RITMO de prova melhora e há uma otimização do gasto energético.

Então concluímos que a natação é tão importante quanto as outras modalidades para quem as dominam e EXTREMAMENTE importante para quem vê nela seu ponto fraco. PRATIQUE!

Se quiser evoluir na natação procure nossas planilhas de treino.

Abraço e Bons Treinos!!

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: