A MARATONA AQUÁTICA É UMA MODALIDADE SEGURA?

A MARATONA AQUÁTICA É UMA MODALIDADE SEGURA?

Sempre que um atleta começa a se interessar pela MARATONA AQUÁTICA surge a mesma pergunta:

” – É seguro participar de uma prova dessas?”

SIM ! É seguro e a cada dia fica mais seguro, principalmente provas de médio e grande porte. Para que ocorra uma prova é preciso uma série de autorizações da prefeitura, bombeiros, marina, trânsito e etc… e no contrato existem diversas cláusulas de segurança.

Se a organização da prova não prometer um certo nível de segurança a prova não será liberada para acontecer, e durante a prova caso o mar não apresentar condições é CANCELADA A PROVA.

A segurança de uma prova envolve o número de guarda-vidas, barcos, pranchões e boias de orientação. Estes itens de segurança são proporcionais ao número de atletas inscritos.

Já houve alguns casos de acidentes graves em provas de ÁGUAS ABERTAS. Talvez o caso mais conhecido seja do nadador americano Fran Crippen que morreu em uma prova de 10km do circuito mundial de MARATONA AQUÁTICA em 2010 nos Emirados Árabes. Investigações posteriores apontaram um mal súbito pois o atleta “desapareceu” durante a prova. Mas casos como estes são raros, a esmagadora maioria das ocorrências envolvem apenas pequenos choques entre dois atletas ou encontro com ÁGUAS-VIVAS., o que pode até incomodar mas dificilmente te colocará em uma situação de perigo.

Se você já nada e quer participar de uma prova em ÁGUAS ABERTAS fique tranquilo que é uma modalidade segura, mas esteja atento a algumas coisas:

  • Uma prova tradicional tem menor chance de acidentes por estar melhor equipada e mais acostumada com a rotina.
  • Um circuito ligado às federações ou à confederação (CBDA) tende a ser mais seguro por ter profissionais acostumados a eventos de grande porte e muitas vezes com experiência internacional.
  • Escolha um desafio tangível. Mesmo em uma prova extremamente organizada e segura, se você se inscreve no 5Km e ainda não tem condições de completar a prova você gerou um risco.
  • Cuidado com a ALIMENTAÇÃO, SUPLEMENTAÇÃO e principalmente evite ALCOOL E OUTRAS DROGAS

Algumas medidas de segurança são padrão em todas as provas:

  • Caso aconteça uma CÃIBRA ou qualquer outro acidente, simplesmente pare, fique em pé com um braço levantado e chame o guarda vida mais próximo.
  • Em situações do tempo mudar bruscamente a organização recolhe (de barco ou prancha) os atletas do final para o começo dos PELOTÕES.
  • As toucas do evento são sempre de cores fáceis de se localizar então tente permanecer de touca a prova toda.

A MARATONA AQUÁTICA é uma modalidade fantástica! Tem seus momentos de competitividade, proporciona contato com a natureza, desafia nossos MEDOS e desenvolve habilidades de um modo bem diferente da NATAÇÃO de PISCINA. Sem contar que ao final da prova você curte uma praia ou uma represa com a família e amigos.

Se você quer nadar sua PRIMEIRA TRAVESSIA procure a EVOLVE. Nós temos o melhor programa de treinos para você!

Abraço e Bons Treinos!

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: