OS BENEFÍCIOS DE 6 MESES DE NATAÇÃO

OS BENEFÍCIOS DE 6 MESES DE NATAÇÃO

Toda pessoa que busca a natação como atividade física já ouviu falar que a natação é um dos esportes mais completos, mas quais são os verdadeiros benefícios de um programa bem estruturado de natação?

Nesta postagem vamos descrever como seu corpo se adapta à natação ao longo do tempo e os benefícios de cada fase desta adaptação.

1º MÊS – AS ADAPTAÇÕES COMEÇAM A APARECER NO NÍVEL DAS SENSAÇÕES.

É difícil notar no espelho as mudanças do primeiro mês, mas a disposição e vitalidade dão um grande salto qualitativo já no começo do programa. Nadar fica cada dia mais fácil! Subir escadas, caminhar e outras atividades aeróbicas de baixa intensidade passam a ser mais prazerosas e muito mais fáceis do que antes.

2º MÊS – SÃO NOTADOS OS PRIMEIROS GANHOS DE FORÇA E RESISTÊNCIA MUSCULAR E AERÓBIA.

Neste mês é normal se sentir mais forte e resistente. Pessoas mais próximas já vão notar uma melhora de humor e um ligeiro emagrecimento. Se antes ao nadar 200m seus ombros queimavam e suas pernas ficavam travadas como um pedaço de madeira, agora conseguirá nadar um pouco mais e de maneira mais prazerosa e fácil. Os músculos já se adaptaram à atividade e o sistema respiratório já está aumentando sua capacidade de trabalho. Esta combinação de adaptações faz seu corpo se tornar cada dia mais eficiente.

3º MÊS – A ROTINA TRAZ O “VÍCIO” DO EXERCÍCIO.

Perto dos três meses de atividade regular é o ponto sem retorno! Várias pesquisas mostram uma grande melhora na qualidade e quantidade dos hormônios liberados durante e após a atividade física depois de 12 semanas de treino. A rotina de treinos já está enraizada na química do seu corpo. Um dia sem treinar pode ser estressante, gerar insônia e falta de apetite. É comum se sentir mais “esperto” neta época. Os benefícios aeróbios ajudam a oxigenar o cérebro deixando o raciocínio mais rápido e criativo.

4º MÊS – O AUMENTO DO METABOLISMO FAZ CRESCER A QUEIMA DE GORDURA.

A regularidade dos treinos fez seu corpo se tornar uma máquina eficiente, que consegue fabricar e gastar muito mais energia em qualquer atividade. É o período em que a queima de gordura está aumentada. Sua massa muscular aumentou e com isso seu metabolismo. Nadar já não é problema!! Faz qualquer distância sem precisar parar. A grande maioria das pessoas consegue nadar travessias de até 2km depois de 4 meses de PLANILHAS EVOLVE.

5º MÊS – DEFINIÇÃO MUSCULAR COMEÇA A SE TORNAR VISÍVEL A TODOS.

No quinto mês não tem quem não tenha notado que você está treinando! A musculatura está se definindo, a gordura está diminuindo, o humor está ótimo, a auto estima e disposição estão a mil !!! Suas articulações já se adaptaram aos movimentos e o risco de lesão dentro e fora do esporte diminui muito com a melhora da propriocepção (noção do tamanho, proporções e mobilidade do corpo).

6º MÊS – NÃO DÁ MAIS PARA PARAR!!

Nosso corpo sempre se prepara para algo igual ou mais difícil do que aquilo que fizemos antes e por isso as adaptações só ocorrem com a CONSTÂNCIA DOS ESTÍMULOS. Seu corpo precisa entender que a atividade está ACONTECENDO SEMPRE para poder se preparar. Por isso faltar aos treinos é o maior erro das pessoas. Se você chegou até o sexto mês temos certeza de que a sua rotina está adequada, sua qualidade de vida melhorou muito, sua disposição para o trabalho também.

Se você não segue em programa devidamente estruturado e feito sob medida para você, então procure nossa PLANILHA DE TREINO INDIVIDUALIZADA.

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: