Cãibras ou câimbras são contrações musculares curtas, fortes e involuntárias que podem ocorrer em qualquer parte do corpo. Praticamente todas as pessoas já tiveram alguma cãibra durante a atividade física. Além de impossibilitar a continuidade da atividade, deixa a região sensível a novas cãibras durante algumas horas e bem dolorida durante até 48h.
CAUSAS
Existem diversas causas possíveis para a cãibra mas durante o exercício geralmente são causadas por fadiga, falta de água ou sais minerais na musculatura.
COMO TRATAR
Quando tiver cãibra alongue vigorosamente a musculatura afetada até que a contração seja desfeita mecanicamente. As contrações da cãibra podem acontecer nos lugares mais estranhos e nas musculaturas mais “desconhecidas”, dificultando o alongamento por falta de conhecimento de como alongar a musculatura afetada. Existe uma regra básica para achar a maneira de alongar:
NÃO CONCORDE COM A CÃIBRA
Sempre force um movimento contrário ao movimento involuntário que a cãibra causou. Massagear a musculatura afetada bem próximo aos tendões pode ajudar a reverter a cãibra.
COMO EVITAR
Alem de se manter sempre bem hidratado e bem alimentado, uma manira de evitar cãibras é fazer um bom alongamento antes e depois das atividades físicas. Isso alinha as fibras e facilita a “limpeza” da musculatura.
DICA DO TREINADOR
- Alongamentos antes e depois das atividades
- Procure alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio (banana, água de coco, castanhas, isotônicos)
- Evite prática de atividades físicas de alta intensidade logo após as refeições
- Após a cãibra se estiver muito dolorido faça massagem e esquente a região.
Se você já teve cãibra, sabe como é dolorido e que pode interromper um treino importante. Siga nossas dicas para evitá-las e se por acaso tiver lembre de como se livrar dela.
Abraço e Bons treinos!