O paraquedas é um material de treino que tem a função de desenvolver a força de maneira geral e pode ser usado em praticamente qualquer tipo de série. Basicamente é composto de um cinto preso a uma fita que tem na sua extremidade o paraquedas, que é encontrado em 3 tamanhos na maioria das marcas.

Existem modelos em forma de funil em que a regulagem é feita abrindo ou fechando a boca menor. Esses são mais indicados para nadadores de peito pois são mais estáveis e com regulagem mais fina, o que facilita o deslize.
O aumento da força se dá pelo aumento do arrasto criado pelo material. Mas é importante não exagerar no tamanho, pois a força pode sobrecarregar a musculatura e articulações. A velocidade de nado influencia muito mais na resistência que o paraquedas vai exercer do que seu tamanho.
Do ponto de vista técnico não é bom usar muito o paraquedas pois ele abaixa o quadril, mudando muito a posição de nado e dificulta a rotação do tronco. Seu uso deve ficar restrito aos momentos em que seu objetivo é ganho de força.
A fita deve ser regulada para que o paraquedas fique longe o bastante dos pés evitando acidentes em seu utilizador.
A virada é um momento tenso com o paraquedas pois ele segura o atleta até durante a cambalhota e logo depois de impulsionar a parede ainda existe o risco de se enroscar no paraquedas que ficou para trás. Não é perigoso, só irritante.
Não é necessário nenhum cuidado especial em relação ao armazenamento, é um material relativamente barato e bem durável e pode te acompanhar por muitos anos.Se quiser saber mais sobre outros materiais veja nossa postagem sobre KIT BÁSICO de materiais.
BONS TREINOS!
contato@evolveswim.com