COMO ESCOLHER E USAR SEU PARAQUEDAS

COMO ESCOLHER E USAR SEU PARAQUEDAS

          O paraquedas é um material de treino que tem a função de desenvolver a força de maneira geral e pode ser usado em praticamente qualquer tipo de série. Basicamente é composto de um cinto preso a uma fita que tem na sua extremidade o paraquedas, que é encontrado em 3 tamanhos na maioria das marcas.

Existem modelos em forma de funil em que a regulagem é feita abrindo ou fechando a boca menor. Esses são mais indicados para nadadores de peito pois  são mais estáveis e com regulagem mais fina, o que facilita o deslize.

paraquedas

O aumento da força se dá pelo aumento do arrasto criado pelo material. Mas é importante não exagerar no tamanho, pois a força pode sobrecarregar a musculatura e articulações. A velocidade de nado influencia muito mais na resistência que o paraquedas vai exercer do que seu tamanho.

Do ponto de vista técnico não é bom usar muito o paraquedas pois ele abaixa o quadril, mudando muito a posição de nado e dificulta a rotação do tronco. Seu uso deve ficar restrito aos momentos em que  seu objetivo é ganho de força.

          A fita deve ser regulada para que o paraquedas fique longe o bastante dos pés evitando acidentes em seu utilizador.

      A virada é um momento tenso com o paraquedas pois ele segura o atleta até durante a cambalhota e logo depois de impulsionar a parede ainda existe o risco de se enroscar no paraquedas que ficou para trás. Não é perigoso, só irritante.

              Não é necessário nenhum cuidado especial em relação ao armazenamento, é um material relativamente barato e bem durável e pode te acompanhar por muitos anos.

          Se quiser saber mais sobre outros materiais veja nossa postagem sobre  KIT BÁSICO de materiais.

BONS TREINOS!

contato@evolveswim.com

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: