COMO ESCOLHER E USAR SEU SNORKEL

COMO ESCOLHER E USAR SEU SNORKEL

f35f3bd0-cdb4-4cd2-9797-fa7c4d92118f.jpg._CB317604397__SR970,300_        Existem muitas dúvidas sobre o uso deste material de treino, mas sabendo usar ele pode ser um grande aliado no seu dia a dia.

      O maior cuidado ao comprar um snorkel é saber diferenciar um modelo de mergulho e um de natação. Para nadar é indicado o modelo frontal (como na foto). A sua utilidade é durante séries aeróbias de baixa e média intensidade com o objetivo de condicionamento da musculatura responsável pela respiração ou em séries de técnica para evitar os movimentos de cabeça, equilibrar o corpo e conseguir enxergar o que está fazendo com os braços.

       Este equipamento é muito útil e indicado para o trabalho de palmateios e de técnica. Mas não se engane! Ele pode dificultar até mesmo trabalhos de baixa intensidade devido a restrição da respiração.

      O snorkel é um material que deve ser limpo regularmente pois ele mofa por dentro. Deixar o bocal flexível de molho em duas gotas de cloro diluído em um copo de água é o bastante para limpar. Repita mensalmente este procedimento. Procure guardar na sombra este material pois ele resseca e perde a sua função se tiver trincos, rachaduras ou encaixes moles. Se bem cuidado um snorkel dura de uns 2 a 3 anos nadando diariamente antes de ter algum problema com a válvula.

       A dificuldade da respiração que este material proporciona varia de acordo com o diâmetro e comprimento do tubo. Um tubo muito fino pode ser bem difícil de inspirar devido a pequena quantidade de ar que consegue entrar pelo tubo por vez e pela pressão que você terá que fazer para sugar este ar. Já um tubo mais longo faz com que você aumente o volume morto do sistema respiratório. Neste caso você tem que respirar  um ar “viciado” pois não da tempo de esvaziar totalmente o tubo e você já inspira novamente.

snorkel-cardio-cap

      Algumas marcas tem a opção de encaixar uma peça comprada à parte que fecha bastante o diâmetro do tubo com o intuito de dificultar a entrada e saída de ar, mas historicamente isso sempre foi feito com esparadrapo furado por uma caneta, dá azar quebrar a tradição.

        Se quiser saber mais sobre outros materiais veja nossa postagem sobre  KIT BÁSICO de materiais.

BONS TREINOS!

contato@evolveswim.com

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: