CUIDADOS PARA NADAR NO VERÃO

CUIDADOS PARA NADAR NO VERÃO

O verão é nossa estação mais quente, ensolarada e também a mais chuvosa. Entender e se preparar para estas características é muito importante para poder praticar com segurança e otimizar a performance de seus exercícios. Nesta postagem vamos falar sobre os cuidados gerais que devem ser tomados para a prática de natação, especialmente no verão.

SOL e UV

A alta incidência de sol e índice UV alto faz do protetor solar um item essencial nesta época do ano. Procure utilizar protetores a prova d’água ou atente-se para repassar a cada 2 horas. O FDP deve ser 30 ou mais e é indicado o uso de protetor solar especial para o rosto que é a área mais sensível e mais exposta. Nesta época do ano as mulheres tendem a usar mais sunkini, o que expõe áreas do corpo que podem ter passado várias semanas sem exposição. Redobre os cuidados nestas áreas. 

Se for fazer uma TRAVESSIA e não tem o costume de respirar bilateral passe MUITO MAIS PROTETOR DO LADO QUE RESPIRA pois ele estará exposto ao sol durante muito mais tempo podendo ocasionar até mesmo queimaduras graves. 

TEMPERATURA

As altas temperaturas são um dificultador de performance. É difícil manter um alto nível de esforço quando a temperatura está muito alta e por isso nesta época do ano é aconselhável treinar fora dos períodos de maior temperatura. Devido ao nosso horário de verão e a tendência da temperatura cair ao final da tarde, esta é a melhor época para TREINAR A NOITE pois a temperatura é amena e o sol demora a se pôr. Nem sempre dá para fugir do sol na hora de treinar mas tente fugir da água quente. A alta temperatura da água pode acelerar a fadiga e causar desidratação e cãibras.

Evite treinar na HORA DO ALMOÇO ou em ÁGUAS MUITOS QUENTES.

UMIDADE DO AR e CHUVAS

O verão geralmente tem muitas chuvas, o que faz a UMIDADE DO AR ficar alta, dificultando a transpiração e o resfriamento natural do corpo, dando a impressão de mais calor e, com a perda de calor prejudicada, ocorre interferência no desempenho dos exercícios, além de comprometimento da saúde. Os ácaros e fungos também se proliferam rapidamente com a alta umidade, o que pode causar rinite alérgica e asma. O excesso de atividade física  nessas condições podem causar cãibras, esgotamento e até acidente vascular cerebral.

No verão as chuvas são geralmente fortes e chegam de repente.

Evite nadar durante chuvas forte e NUNCA nade durante tempestade elétricas, principalmente no mar.  

INTENSIDADE DOS TREINOS

Quando está muito calor ou em águas muito quentes, a frequência cardíaca fica acelerada e a pressão sanguínea cai. Em ZONAS DE TREINOS de ALTA INTENSIDADE ( A3 e AN ) devemos ficar muito atentos a hidratação e se possível com líquidos gelados para facilitar o controle interno de temperatura.

TREINOS TÉCNICOS também são prejudicados pois a concentração fica reduzida quando a temperatura corporal aumenta.

Seja em qualquer estação, se você pretende melhorar a sua natação entre em CONTATO para saber mais sobre nossas PLANILHAS DE TREINO personalizadas. Abraço e Bons treinos!

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: