DICAS DE LARGADA NA MARATONA AQUÁTICA

DICAS DE LARGADA NA MARATONA AQUÁTICA

A largada na MARATONA AQUÁTICA pode ser um fator definidor do resultado? Na grande maioria das vezes não, mas pode mudar bastante a história daquela prova.

Na NATAÇÃO de PISCINA a SAÍDA é um fator de grande relevância apenas para provas de velocidade (50m e 100m). Quanto maior a prova, menor a influência de uma boa SAÍDA. Isso não quer dizer que não devemos treinar SAÍDAS no caso de provas longas de NATAÇÃO ou LARGADA no caso da MARATONA AQUÁTICA, mas muito provavelmente o seu resultado será definido, predominantemente, por outros fatores como TÉCNICA, ESTRATÉGIA e CONDICIONAMENTO FÍSICO.

Mas no começo desta postagem dissemos que uma largada pode mudar a história de sua prova, por isso vamos dar algumas dicas para uma boa LARGADA:

POSICIONAMENTO

Se a primeira boia for próxima, tente se posicionar em um traçado que permita fazer a curva por dentro. Muito provavelmente todos tentarão fazer o mesmo traçado e você terá um trecho de muito “contato” com seus adversários, mas se conseguir virar a primeira boia por dentro estará em vantagem.

Se a primeira boia for longe, pode se posicionar em praticamente qualquer lugar, pois a diferença entre o traçado de dentro e o de fora da primeira boia será tão pequena que não vale a pena correr o risco de algum choque que coloque em risco a continuidade da prova. Uma boa ORIENTAÇÃO resolve esta diferença.

NÍVEL DE COMPETITIVIDADE

Se você tem a pretensão de brigar pela prova é indicado largar com os seus adversários diretos, seja lá onde eles estejam. Muito provavelmente vocês formarão um PELOTÃO que irá se ajudar até os momentos finais da prova.

Se sua intenção é apenas participar, curtir a prova com SEGURANÇA e o DESAFIO, então pode largar até um pouco depois. Esperar 10 segundos para sair vai evitar muitos choques com outros atletas que podem acabar tirando seu ÓCULOS ou te machucar.

ESTRATÉGIA

No momento da largada acontece uma descarga de adrenalina, o que acelera muito o coração. Este fato somado a ÁGUA FRIA pode fazer você hiperventilar (respirar muito rápido) o que acabaria com a sua prova em minutos. Para ajustar a respiração force padrões de 4×1 e 5×1 nos primeiros minutos de prova. Isso irá organizar a sua respiração e baixar um pouco a adrenalina.

Se for largar da praia faça uma “vistoria” antes da largada. Podem haver locais em que você consegue correr muitos metros a mais que seus adversários, o que te colocaria na frente de um PELOTÃO mais lento ou até em outro com um RITMO melhor.

CURIOSIDADES

Em campeonatos internacionais a largada é feita sempre em um píer e o posicionamento do atleta é sorteado. Ao sinal de partida o atleta tem que mergulhar para começar sua prova. Muitos atletas mergulham em pé para evitar contato com os adversários.

O tipo de largada mais comum em provas populares é com todos os atletas dentro da água, alinhados por barcos ou uma fita de isolamento na superfície da água. Ao disparar um sinal sonoro os atletas passam por cima da fita e começam a prova.

Quando a largada é na praia o momento correto de começar a nadar é quando não conseguir mais correr, geralmente isso acontece com água no meio da coxa. Fique atento às ondas para não começar a nadar bem na hora de uma sequência de ondas, pode virar uma sequência de caldos e te levar para trás.

Essas e outras dicas você encontra em nosso BLOG.

Quer fazer a sua PRIMEIRA MARATONA. Procure nossas PLANILHAS PERSONALIZADAS.

Abraço e Bons Treinos!

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: