QUAL A DIFERENÇA ENTRE ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO?

Nesta postagem vamos falar sobre a diferença entre ATIVIDADE FÍSICA e EXERCÍCIO FÍSICO.

Quase sempre estes dois termos são usados como sinônimos, mas eles tem definições e aplicações diferentes. O Exercício físico é um subgrupo da Atividade física e por isso tem um uso menos abrangente. Os conceitos são os seguinte:

ATIVIDADE FÍSICA

É definida como qualquer movimento corporal voluntário, produzido pelos músculos esqueléticos, e que resulta em gasto energético maior do que o gasto em repouso (BASAL). Este conceito inclui diversas atividades, como trabalho, locomoção, tarefas domésticas, atividades recreativas e o exercício.

Você pratica atividade física quando eventualmente vai ao trabalho de Bike, corta a grama de casa ou joga futebol com seu filho no fim do dia.

EXERCÍCIO FÍSÍCO

É caracterizado como toda atividade física estruturada, planejada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria da saúde e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física, sendo uma subcategoria da atividade física.

Você pratica um exercício físico quando cumpre uma PLANILHA DE TREINOS. Quando a sua atividade está estruturada para gerar uma adaptação fisiológica conhecida e esperada.

RECOMENDAÇÕES

Para ser saudável ou considerado ATIVO, não é preciso fazer exercícios físicos. Segundo os parâmetros da OMS (Organização mundial da saúde), bastam 300 MINUTOS semanais de qualquer ATIVIDADE FÍSICA para começar a afastar os riscos de desenvolver doenças relacionadas ao sedentarismo:

  • Obesidade.
  • Aumento do colesterol.
  • Atrofia muscular.
  • Aumento da pressão arterial.
  • Problemas articulares.
  • Problemas cardiovasculares (Infarto ou AVC)
  • Diabetes tipo 2.
  • Distúrbios do sono

Se tem algum objetivo e precisa de ajuda para chegar lá procure a EVOLVE. Nossa missão é levar você até os seus objetivos. Abraço e Bons treinos!

REFERÊNCIAS

World Health Organization. Global strategy on diet, physical activity and health. Geneva: WHO; 2004.

Caspersen CJ, Powell KE, Christenson GM. Physical active, exercise and physical fitness: definitions and distinctions for health-related research. Public Health Rep. 1985;100(2):126-31.

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado

Seguir

Acompanhe nossas postagens

%d blogueiros gostam disto: