DIVIDINDO RAIA SEM CONFUSÃO

DIVIDINDO RAIA SEM CONFUSÃO

Nadar é um esporte que exige uma boa convivência entre seus participantes. Por isso fique ligado na nossa série de postagens sobre “regras de etiqueta na natação” e seus treinos serão melhores e sem confusão com seus colegas.

Nadadores de piscina sabem que em um aquecimento de competição podemos encontrar mais de 20 pessoas em uma raia de 25m. Porem é quase impossível fazer qualquer trabalho com qualidade nestas condições. Para um treino ser bem feito é preciso ter espaço para realizar as atividades no ritmo adequado. Em uma raia de 25m treinam com facilidade 5 a 6 pessoas, desde que sigam regras de convivência e tenham ritmos parecidos.

É muito comum que as pessoas não gostem de dividir raia pois não sabem as regras de boa convivência.  Por isso vamos listar algumas dessas regras para que seus treinos sejam mais produtivos.

ENTRE EM UMA RAIA COM O SEU RITMO – Antes de entrar na água pergunte ao professor ou guarda vidas se existe alguma divisão das raias. É comum encontrar placas nas bordas indicando RAIA INICIANTE, RAIA INTERMEDIÁRIO, RAIA AVANÇADO. Mas o importante é observar por alguns instantes o que esta acontecendo na raia. Se você entra em uma raia de ritmo mais forte que o seu, vai ser ultrapassado de tempos em tempos. Por outro lado se entrar em uma raia de ritmo muito lento vai ter que ultrapassar alguém a cada poucos metros. Ambas situações podem ser pouco produtivas para seu treino e ainda acabar ocasionando acidentes ou estresse desnecessário entre os atletas.

RODE DA MANEIRA CORRETA – O sistema de rodizio na raia segue a mão do trânsito local. Então se estiver nadando na Inglaterra, Austrália ou Japão CUIDADO!!!  O padrão nestes lugares é rodar sentido horário. Se você está rodando no Brasil seguimos o sentido anti-horário, como a grande maioria dos países. Nem todas as piscinas tem uma marcação no centro da raia, mas mesmo que ela não exista deve ser respeitada. Mantenha-se do seu lado até o momento da virada, que deve ser feita no meio da raia (para que durante o impulso você não trombe com quem esta vindo atrás de você).

Quando for entrar em uma raia em que duas pessoas estão mantendo cada uma o seu lado é preciso avisar que vai entrar para que elas comecem a fazer o rodízio.

DESCANSE SEM ARRUMAR CONFUSÃO – Todo treino tem seus intervalos e neste momento o atleta deve estar colado na borda e próximo a raia, deixando o meio da parede livre para quem está fazendo as viradas. Cuidado ao mexer no seu material de treino que está na borda durante os intervalos. Neste momento você estará de costas para a piscina e se por distração acabar indo um pouco mais para o meio da raia pode ser atropelado por alguém que está fazendo a virada.

ULTRAPASSAGEM SEM BRIGAS – Mesmo caindo em uma raia de ritmo próximo ao seu, uma hora ou outra você terá que ultrapassar alguém ou será ultrapassado. Por isso preste atenção aos cuidados que deve tomar para não causar acidentes.

Quando ultrapassar aproxime-se da pessoa a frente, sem tocá-la em um primeiro momento. Ao chegar bem perto verifique se o meio da raia está livre ou se já existe alguém fazendo uma ultrapassagem no sentido oposto, isso poderia causar um choque muito forte entre os dois atletas. Se tiver certeza de que vai conseguir ultrapassá-la, toque LEVEMENTE e UMA ÚNICA VEZ o pé da pessoa, para avisar que vai passar. Neste momento vá para o meio da raia e acelere o quanto for preciso para fazer a ultrapassagem antes de ambos chegarem na borda.

Ao ser ultrapassado não se deve diminuir a velocidade ou parar, apenas mantenha sua velocidade e chegue um pouco mais perto da raia para deixar mais espaço livre no meio e evitar acidentes.

CUIDADO REDOBRADO AO USAR MATERIAIS – Materiais podem acentuar bastante o nível dos acidentes se não forem usados com cuidado. Uma nadadeira batendo na mão de alguém pode ser uma bela pancada, um palmar batendo no braço de alguém pode até mesmo cortar a pele. Por isso quando estiver usando algum material de treino tenha muito mais atenção.

          Seguindo estas regras, temos certeza de que seus treinos serão mais produtivos e que terá cada vez mais amigos, e menos estresse, na natação.

BONS TREINOS!!

WWW.EVOLVESWIM.COM

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: