FIQUE POR DENTRO DA MARATONA AQUÁTICA

FIQUE POR DENTRO DA MARATONA AQUÁTICA

Já ouvi diversas vezes pessoas dizendo que a maratona aquática é uma novidade, mas na verdade esse é o primeiro formato de competição de natação que existiu.

Nas primeiras edições dos jogos olímpicos da era moderna a natação era praticada em rios e lagos raiados. Com o passar do tempo as piscinas ficaram mais comuns, mas sempre existiram provas (amadoras ou oficiais) que consistiam em transpor rios, lagos ou trechos marítimos. Talvez o mais famoso internacionalmente seja a travessia do CANAL DA MANCHA e no Brasil a 14 BIS.

Desde outubro de 2005 o Comitê Olímpico Internacional decidiu colocar a natação em águas abertas no programa dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008. A prova de 10 km foi disputada por homens e mulheres. No mês seguinte, a Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) incluiu a modalidade no programa dos Jogos Pan-americanos do Rio 2007, quando também fez a estreia em edições de Jogos Pan-americanos. Desde 2008 faz parte do programa olímpico.

CONHEÇA AS PROVAS

As provas oficiais de maratona em campeonatos nacionais e internacionais são 5Km, 10Km e 25Km.

Em alguns eventos existe a prova de revezamento com uma equipe mista onde 3 atletas nadam fazendo troca de vácuo por 5Km.

Nestas provas há a possibilidade de ALIMENTAÇÃO do atleta. Em um ou mais locais no percurso o treinador pode se posicionar com uma vara para entregar a alimentação do atleta (garrafa de suplemento, gel, barrinha etc). Durante a alimentação o atleta não pode tocar na vara, no barco ou no píer, sendo passível de desclassificação.

DICA DO TREINADOR

Já vi por diversas vezes atletas pararem para ALIMENTAR e na pressa tomar apenas um gole e dar um tiro para voltar ao PELOTÃO. A decisão de parar deve ser muito bem pensada e caso pare deve ser muito proveitoso. Tome todo o suplemento ou coma o que foi programado.

A MARATONA AQUÁTICA é a modalidade mais popular e democrática quando pensamos em participação. A variedade de provas e eventos disponíveis é enorme e podem ir de uma prova de 400m em um lago a 25Km no mar.

Na maratona os atletas nadam em águas abertas e por distâncias delimitadas por boias que devem ser contornadas até o pórtico de chegada. Nas provas extra oficiais podemos encontrar distâncias entre 500m e 3000m, o que possibilita a participação de praticamente qualquer atleta, em qualquer nível de condicionamento.

A maratona aquática é a “corrida de rua” da natação. São eventos festivos e com grande número de participantes. 

Algumas curiosidades sobre a maratona aquática:

  • Não é preciso estar vinculado a um clube para participar dos circuitos mais populares e a inscrição é feita pelo atleta previamente pela internet.
  • O percurso é explicado antes da largada em um congresso técnico onde são apresentadas as boias e como devem ser contornadas. Qualquer erro não corrigido do percurso desclassifica o atleta.
  • Geralmente as provas são cronometradas mas o que realmente importa é a ordem de chegada, visto que todos os atletas de uma categoria largam juntos, diferentemente da natação de piscina.
  • Em algumas provas existe um chip que cronometra e localiza o atleta. As Maratonas são seguras e sempre contam com barqueiros, caiaques ou pranchões que fazem a segurança dos pelotões.

Se quiser saber mais sobre esta modalidade confira outras postagens:

Você sabe pegar vácuo?

Aprenda a nadar no pelotão

Minha primeira travessia

As maiores travessias do mundo

Treino no mar

A EVOLVE faz sob medida o melhor plano de treino para você fazer a sua primeira travessia. Se já é experiente, entre em contato e descubra que a melhora que você procura está em nossos programas individualizados.

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: