IMC e NATAÇÃO

IMC e NATAÇÃO

O IMC (Índice de massa corporal) é uma medida populacional para encaixar pessoas comuns em faixas de risco de acordo com sua relação entre peso e altura.
COMO CALCULAR
É muito simples:
IMC = Peso (Kg) / Altura x Altura (m)
O resultado obtido enquadra o indivíduo em uma faixa :
De acordo com cada faixa, a pessoa tem alguns níveis de risco ligados à obesidade ou ao baixo peso.
FUNCIONA PARA TODO MUNDO?
Não. Atletas geralmente não se encaixam bem nas faixas de IMC. É muito comum um corredor de longas distâncias estar na faixa de “baixo peso” mesmo em ótima forma física, ou um lutador em “sobrepeso”, mesmo tendo baixo percentual de gordura corporal. O que acontece é que um atleta tem em média muito mais massa magra do que a média populacional. Como a densidade da massa magra é bem maior do que a massa gorda, o seu peso se eleva, alterando negativamente o IMC.
Por este motivo alguns nadadores adultos chegam a faixa de sobrepeso mesmo com uma avalição física nota 10 ou uma bioimpedância de dar inveja.
Então o IMC não serve para nada? Sim, serve. Para a grade maioria da população (sedentária ou com baixo nível de atividade física ) esta é uma medida de prevenção de riscos à saúde através do controle de peso. E o melhor deste índice é que não é preciso nenhum equipamento caro ou tecnológico, com uma balança e uma fita métrica você faz o teste e já pode ter uma ideia de como está sua saúde ou quão “longe” está de uma faixa de peso considerada saudável. Mas se você é um atleta com uma grande carga de trabalho, pode ser que o IMC sozinho não seja a melhor maneira de avaliar se seu peso está adequado.
POSSO PRATICAR QUALQUER MODALIDADE COM SOBREPESO?
Se você está com sobrepeso pode não conseguir correr por conta do impacto nas articulações ou não conseguir pedalar por conta do equilíbrio ou do medo de quedas, mas na água o peso extra quase não sobrecarrega a atividade, que por si só já é de baixo impacto articular.
Seja qual for seu IMC a NATAÇÃO é uma modalidade altamente recomendada. Procure a EVOLVE para ter um PROGRAMA DE TREINOS PERSONALIZADO, feito sob medida para você e por profissionais altamente capacitados e experientes. 

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: