MEMÓRIA MUSCULAR

MEMÓRIA MUSCULAR

Você pode ser daqueles que esquece de tudo, mas seus músculos com certeza “lembram” de tudo o que fazem.

A memória muscular é uma forma de memória processual que envolve a consolidação de uma tarefa motora específica no cérebro através da repetição. A memória, de maneira geral, serve para armazenar informações e organizar fatos em nosso cérebro, e faz isso através dos nossos cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar).

O que é chamado de memória muscular não é muito diferente. É uma interação entre neurônios e músculos que armazenam um certo padrão de movimento, ordem de recrutamento dos GRUPOS MUSCULARES, nível de FORÇA destas contrações e etc.

Quando ficamos alguns dias, ou até semanas, sem treinar, é muito difícil “se encontrar” na água, mas depois de três ou quatro treinos já estamos com a TÉCNICA DE NADO muito próxima da que tínhamos antes. A memória muscular faz com que mesmo antes de recuperar a FORÇA, RESISTÊNCIA, VELOCIDADE, CONDICIONAMENTO AERÓBIO etc, a coordenação já esteja em ordem.

Por isso é tão importante sempre treinar com a melhor TÉCNICA DE NADO possível. Ao aumentar a quantidade de vezes que realizamos um movimento correto, estamos melhorando a nossa memória muscular para aquele movimento. O problema é que se treinamos sem dar atenção à técnica estamos memorizando o movimento errado. Meus atletas cansam de escutar que:

“Se você disser todos os dias que 2+2=5, uma hora vai acreditar que é. ” 

É assim que o corpo funciona. Treine todos os dias com plena atenção em seus movimentos e com certeza, com o passar do tempo, essa técnica estará consolidada em sua memória muscular por muitos anos.

Abraço e Bons Treinos!

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado

Seguir

Acompanhe nossas postagens

%d blogueiros gostam disto: