NADAR GASTA QUANTAS CALORIAS?

NADAR GASTA QUANTAS CALORIAS?

Muitas pessoas procuram a natação com a intenção de emagrecer. Já falamos sobre isso na postagem “NADAR EMAGRECE?” Realmente nadar pode ajudar muito na perda de peso pois é uma atividade física que gasta muitas calorias, mas dá para saber quantas calorias eu gasto no meu treino?  Podemos acreditar nos smartwatches e seus cálculos de calorias? Nesta postagem vamos responder estas e outras perguntas.

É praticamente impossível saber com exatidão as calorias gastas em um treino de natação pois isso vai depender de muitos parâmetros que nem sempre são levados em conta no seu smartwatch. É possível consultar em livros de fisiologia tabelas de gasto calórico por estilo na natação ou até mesmo calculadoras online de calorias, mas tudo isso é sempre uma aproximação que gira em torno de 300-400 Kcal por 45′ de treino moderado para homens e 250-350 Kcal para mulheres.

Então mais importante do que saber quantas calorias você gasta é entender o que faz você gastar mais calorias.

QUANTO MAIS MASSA MUSCULAR VOCÊ TIVER, MAIOR O GASTO CALÓRICO DA ATIVIDADE.

Se duas pessoas com diferentes quantidades de massa magra fizerem exatamente o mesmo treino, mantendo as mesmas médias e RITMOS DE TREINO, vai gastar mais calorias quem tiver a maior quantidade de massa muscular. É por isso que nestas fórmulas os homens sempre gastam mais calorias por atividade. O “homem médio” é maior, mais pesado e tem mais massa magra do que a “mulher média”

Um erro muito comum dos programas de emagrecimento é focar apenas nos treinos de BAIXA INTENSIDADE ou até mesmo LIPOLÍTICOS e deixar de lado os TREINOS DE FORÇA que ajudariam muito a aumentar a massa magra e por consequência o gasto calórico, acelerando a queima de calorias

QUANTO MAIS INTENSO O TREINO, MAIS CALORIAS VOCÊ GASTA

Se a ideia é gastar mais calorias então pode abusar dos HIITs e A3 (Aeróbios de alta intensidade). Ao aumentar o RITMO DE NADO o corpo gasta mais energia para realizar a atividade, e os HIITs podem aumentar o metabolismo por horas depois da atividade, aumentando assim o gasto calórico de atividades cotidianas feitas após o treino.

 QUANTO MAIS INCOMUM FOR O TREINO, MAIS CALORIAS SÃO GASTAS

Se você quer gastar muitas calorias tente fazer atividades que seu organismo não está acostumado. Quando a TECNICA DE NADO vai se apurando o gasto energético vai ficando cada vez menor, possibilitando que nade cada vez mais rápido. Então não se acomode em um RITMO.

Da mesma forma, não devemos nadar apenas um estilo. 10′ nadando seu “pior” estilo gasta muito mais calorias do que nadando seu “melhor” estilo, pelo simples fato de que a sua coordenação é levada ao limite ao usar outras musculaturas que não está tão acostumado. É por isso que nadar MEDLEY é tão cansativo. As trocas de estilo dificultam o corpo a se adaptar ao estímulo, o que gasta muito mais calorias.

Ainda sobre os estilos, é um consenso que o gasto energético dos nados segue a seguinte ordem, do que mais gasta calorias para o que menos gasta, em um mesmo intervalo de tempo. BORBOLETA, COSTAS, PEITO e CRAWL. Isso se deve pela complexidade dos movimentos e pela resistência que cada nado tem como característica. (McArdle & Katch)

Estas e outras curiosidades você encontra em nosso BLOG.

EVOLVE – Natação sem barreiras. Trazendo informação e o melhor da natação ao alcance de todos. Conheça nossas PLANILHAS DE TREINO, AVALIAÇÕES BIOMECÂNICAS E METABÓLICAS.

Abraço e Bons treinos!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: