NATAÇÃO E PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS

NATAÇÃO E PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS

Muitos nadadores começam a praticar a modalidade por indicação médica. Asma, Bronquite, Rinite e etc.

Mas porque os médicos indicam a natação para tratar problemas respiratórios?

Segundo Nieman (1999) a natação reeduca o comportamento da musculatura respiratória, tornando-a cada vez mais eficiente. Para nadar é preciso controlar a RESPIRAÇÃO e torná-la um processo consciente, o que ajuda muito no tratamento de problemas respiratórios (Kerbej, 2002). O fato de estar fazendo um exercício predominantemente AERÓBIO também fortalece o sistema cardiovascular, favorece a expansão pulmonar e o desenvolvimento da MUSCULATURA e sistema motor.

Quando um médico indica NATAÇÃO para uma pessoa, ele está querendo que ela melhore a ventilação pulmonar e o sistema cardiovascular. Nestes casos é interessante começar em um programa bem tranquilo, basicamente nadando em A1 e A2, nas ZONAS DE TREINO mais baixas, e com muitas variações de RESPIRAÇÕES, e PROGRESSIVAMENTE ir aumentando a intensidade dos treinos.

Vale lembrar que no INVERNO e em períodos de TEMPO SECO há uma maior incidência de problemas respiratórios, assim como em PISCINAS FECHADAS.

DICA DO TREINADOR

Já tive atletas com Asma que passavam longos períodos sem problemas para treinar, mesmo que em ALTA INTENSIDADE e competiam em diversas provas, de 200 BORBOLETA a MARATONAS. Porem é preciso manter alguns exercícios para ajustar a coordenação da RESPIRAÇÃO. Além de trabalhar muitas variações de 4×1, 5×1, etc,  também gosto de fazer alguns trabalhos de SUBMERSO e de EXPIRAÇÃO PROLONGADA.

Um dos exercícios mais eficientes é o do canudinho: Em pé, puxe o ar pela boca e prenda a respiração. Afunde com um canudo na boca e force a saída do ar pelo canudo, fazendo o máximo de bolhas que conseguir. O objetivo deste exercício é prolongar a expiração, principal dificuldade em alunos/atletas asmáticos.

UMA BOA EXPIRAÇÃO DEVE SER MAIS DEMORADA QUE A INSPIRAÇÃO.

Sempre tenha na MOCHILA um pouco de soro fisiológico para hidratar as vias aéreas. Muitas rinites são provocadas por produtos químicos utilizados no tratamento da água de sua PISCINA.

Ao iniciar um programa de treinos pesquise se os profissionais que vão lhe atender são capacitados para trabalhar com as suas especificidades, seja um problema respiratório, uma LESÃO, ou uma meta super ambiciosa.

Se ainda não faz nossas PLANILHAS PERSONALIZADAS entre em CONTATO e entre para o TIME EVOLVE.

Abraço e Bons Treinos!

REFERÊNCIAS 

KERBEJ, F.C. NATAÇÃO: ALGO MAIS QUE 4 NADOS. São Paulo: Manole, 2002

NIEMANN, D.C, EXERCÍCIO E SAÚDE. São Paulo: Manole, 1999

OMS – ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE 

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: