NATAÇÃO TRABALHA TODOS OS TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES ?

NATAÇÃO TRABALHA TODOS OS TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES ?

Nesta postagem vamos falar superficialmente sobre os diferentes tipos de fibras musculares e como elas interferem em nosso rendimento esportivo.

De forma didática existem 3 tipos de fibras musculares.

Fibras Rápidas (Tipo II b) – Trabalham muito bem sem oxigênio. São menos resistentes em comparação às fibras lentas, mas tem maior capacidade de produzir FORÇA. Tem uma velocidade de contração alta e predomina em esforços máximos de curta duração como séries ANAERÓBICAS, HIITs, e trabalhos de FORÇA. Representam cerca de 20% -30% das fibras musculares.

Fibras Mistas (Tipo II a) – São um tipo de fibra rápida mas com algumas características especiais, entre elas a capacidade de se transformar em rápida (II b) ou Lenta, de acordo com os estímulos que recebem (Treinamento). Esta transformação é muito mais fácil e comum para fibras lentas. São muito solicitadas em esforços médio/altos como séries de A2 e A3. Representam cerca de 40% – 50% das fibras musculares.

Fibras Lentas (Tipo I) – Trabalham melhor com oxigênio. São muito resistentes, tem uma velocidade de contração lenta e predominam em esforções sub máximos como séries de A1 ou A2. Representam cerca de 30% – 40% das fibras musculares.

A proporção entre estas fibras é praticamente a mesma em todos os músculos do corpo, mas pode ter pequenas variações de acordo com o treinamento. Esta proporção pode variar de pessoa a pessoa por fatores genéticos e de treinamento e influencia muito no RITMO DE TREINO que um atleta é capaz de manter.

Atletas que apresentam diferentes características de performance, muito provavelmente, possuem diferentes proporções dos tipos de fibras. Nadadores de 50L devem ter um propensão genética para algumas características físicas, entre elas, muitas fibras rápidas, assim como nadadores de 5Km devem possuir muitas fibras lentas. Ao se destacarem nestas provas, estes atletas acabam por especializar o tipo de treino, isto estimula as fibras mistas a migrarem para lentas ou rápidas para reforçar essas características.

Com isso podemos afirmar que a NATAÇÃO UTILIZA TODOS OS TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES, e dependendo do treino podemos alterar nossa proporção de fibras. Tudo vai depender de como é montado seu treino.

Conheça nossas PLANILHAS PERSONALIZADAS. Montamos seu programa de treinos baseado em suas necessidades e disponibilidade de treino, acelerando sua melhora e encurtando o caminho até seus objetivos.

Abraço e Bons Treinos!

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: