O QUE É FREQUÊNCIA DE BRAÇADA?

O QUE É FREQUÊNCIA DE BRAÇADA?

O QUE É?

Cada prova tem uma frequência característica, mas a individualidade do atleta pode interferir muito na sua frequência ideal.
Quanto maior a prova menor a frequência média característica, mas toda regra tem exceção. E vale lembrar de que é proibido o NADADOR se utilizar de qualquer recurso para marcar RITMO durante a prova.

COMO MEDIR?

Para mediar a frequência só é preciso ter um cronômetro. Se seu cronômetro tem a função Strokerate então basta acionar a função e após 3 ciclos de braçadas parar a função. O cronômetro vai calcular a Frequência de braçadas média por minuto baseado no ritmo dos três ciclos.
Se seu cronômetro não tem está função então basta fazer o mesmo processo na função cronômetro. Cronômetro o tempo de 3 ciclos completos e faça uma regra de 3 ou use a fórmula ( FrBr=180/tempo de 3 ciclos).

CONSIDERAÇÕES

-A frequência não reflete uma proporcionalidade sobre o número de braçadas pois na prova existe a saída, viradas e nado submerso que reduzem o número total de braçadas, mas reflete o ritmo que o atleta está se movimentando. Então um atleta que esta a 60 Br/min e nada 100m em 1:00,00 não deu 60 braçadas, deu muito menos.

-Por convenção sempre começamos a contar a frequência de braçadas no 2° ou 3° ciclo que é onde o nadador já não tem influência da saída ou da virada em sua velocidade de nado. A não ser que seja impossível, como pode ser o caso de um 50m PEITO na curta.

-A ideia básica de saber a frequência da prova é para reproduzi-la em treino.

-A frequência de braçadas é relativamente padrão para cada prova, mas nem sempre a frequência de todos será a melhor para você. Isso vai depender de fatores estruturais (altura, envergadura) e metabólicos (força e resistência), mas serve de parâmetro para não fazer loucuras. Ninguém nada 1500 LIVRE com 60 de frequência, isso é mais a cara de um 50m LIVRE. E nem nadam 50M LIVRE com 35 de frequência, isso é mais para um 200m PEITO.

Se quiser ter uma calculadora de frequência que tenha exemplos dos ritmos para o atleta “calibrar” antes da prova baixe o App STROKERATE na Google play no link :

https://play.google.com/store/apps/details?id=appinventor.ai_ricardocrivas.STROKERATE

 

 

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado

Seguir

Acompanhe nossas postagens

%d blogueiros gostam disto: