O QUE É HIPOTERMIA?

O QUE É HIPOTERMIA?

     Hipotermia é quando a temperatura central do corpo cai abaixo de 35ºC. Quando a hipotermia não é tratada rapidamente, podem haver algumas complicações, inclusive a morte. Por isso fique atento e cuidado!!

      Os seres humanos são homeotérmicos por natureza, isto é, possuem a temperatura de seu organismo sempre constante, em torno de 37ºC, podendo ter pequenas variações nesse número (de 0,2ºC a 0,4ºC). Então, quando há uma queda muito drástica da temperatura corporal, é preciso ficar atento aos sintomas:

  • Temperatura corporal abaixo de 35ºC;
  • Calafrios;
  • Fala difícil com voz trêmula;
  • Ritmo respiratório lento;
  • Pele fria e pálida;
  • Perda de coordenação;
  • Sensação de cansaço
  • Lentidão nos movimentos.

          A  maior causa da hipotermia é a exposição intensa ao frio sem roupas adequadas ou a imersão completa ou parcial em água fria. Ela pode atingir o sistema imunológico e causar dano cerebral. Mesmo que a vítima pareça reabilitada, é importante levá-la ao hospital. Para evitar a hipotermia os atletas podem usar roupas térmicas (neoprene ou borracha).

       A International Triathlon Union (ITU) libera a roupa de borracha para amadores quando a temperatura da água está abaixo de 22º em provas com até 1500m de natação; abaixo de 23ºC em provas com 3000m e abaixo de 24ºC em provas com mais de 3.000m. Se a temperatura estiver abaixo dos 15ºC, o uso da roupa é obrigatório.

Tratamento para hipotermia 

– Mantenha a pessoa seca: a primeira coisa a fazer é tirar a roupa úmida ou molhada e vestir a pessoa com uma roupa seca.

– Aqueça o máximo possível: Pode ser com cobertores ou manta térmica de alumínio. Uma super dica é esquentar água, colocar em uma garrafa pet e colocar nas axilas e virilha..

– Bebidas quentes: Se possível dê líquidos quentes.

– Monitore: Fique vigiando as funções vitais como o batimento cardíaco e a temperatura.

– Não deixe dormir: Jamais deixe a pessoa dormir, já que a hipotermia é chamada também de morte silenciosa. A diminuição das funções vitais pode levar ao óbito.

    Muitos atletas passam por quadros de hipotermia muito leve e nem se dão conta do perigo que podem estar correndo, por isso fique atento as dicas.

Bons treinos!!!

www.evolveswim.com

contato@evolveswim.com

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: