O QUE É ÍNDICE TÉCNICO NA NATAÇÃO?

O QUE É ÍNDICE TÉCNICO NA NATAÇÃO?

Quem está acostumado a olhar os resultados das COMPETIÇÕES de NATAÇÃO já deve ter se perguntado, “o que é índice técnico?” “Como é calculado?”, “Para que serve?”. Nesta postagem vamos responder estas perguntas.

A ideia do índice técnico é permitir comparações de resultados entre diferentes eventos, e para isso a FINA disponibiliza anualmente uma TABELA DE PONTOS que fica disponível para download. Esses valores são reestabelecidos a cada ano e as tabelas tem uma base de dados para piscina LONGA e outra para CURTA.

Nesta tabela a FINA estabelece valores para as performances dos nadadores de acordo com os seus tempos por prova, ou seja, ela transforma seu tempo em uma pontuação que te compara com o recorde mundial. Quanto maior a pontuação melhor o resultado e por consequência mais perto do recorde.

O índice técnico é muito útil para comparar PROVAS diferentes, como por exemplo, o que é melhor?

2’31″90 de 200 PEITO feminino de LONGA ou 3’48″63 de 400 LIVRE masculino de CURTA?

É impossível olhar estes resultados e saber qual é o melhor, mas quando transformados em pontos de índice técnico fica mais fácil.

2’31″90 de 200 PEITO feminino de LONGA = 768

3’48″63 de 400 LIVRE masculino de CURTA = 800 

3’48″63 É MELHOR!! Neste caso o índice técnico de 768 nos 400 LIVRE de CURTA masculino seria 3’51″77

COMO É CALCULADO?

Os pontos são calculados usando uma curva cúbica

ÍNDICE TÉCNICO= 1000* (BASE/TEMPO DO NADADOR)³

O tempo BASE é o melhor tempo do ano em todos os eventos individuais e revezamentos, separados por masculino e feminino, piscina longa e curta, e são redefinidos todos os anos baseados no último recorde mundial aceito pela FINA .

Então para encontrar o índice técnico de sua prova basta dividir o tempo base (tabela da FINA ) pelo seu resultado, elevar o resultado ao cubo e depois multiplicar por 1000. FÁCIL? kkk NÃO !

É por isso que a FINA disponibiliza anualmente as tabelas prontas!!

CURIOSIDADE

As tabelas tem a sua base anual alterada em diferentes datas. Na piscina CURTA esta base é trocada todo dia 31 de agosto e na LONGA dia 31 de Dezembro.

Estas e outras curiosidades sobre NATAÇÃO e MARATONA AQUÁTICA você encontra em nosso blog no site www.evolveswim.com

Conheça nossas PLANILHAS DE TREINO PERSONALIZADAS. Um treino feito sob medida para as suas necessidades, sua rotina e seus objetivos. Entre em contato por CONTATO@EVOLVESWIM.COM ou pelo telefone/WhatsApp (11) 95364-4089.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: