O QUE É MEDLEY?

O QUE É MEDLEY?

O Medley é a combinação dos quatro nados: BORBOLETA, COSTAS, PEITO E CRAWL, seja em uma PROVA INDIVIDUAL ou em REVEZAMENTO.  Nestas provas a distância é sempre dividida igualmente entre os estilos em uma ordem específica.

Nas PROVAS INDIVIDUAIS a ordem é BORBOLETA, COSTAS, PEITO e LIVRE. Sendo que no livre se nada CRAWL por ser o estilo mais rápido.

As PROVAS OFICIAIS de Medley Individual são :

PISCINA CURTA – 100m, 200m e 400m

PISCINA LONGA – 200m e 400m

Para se fazer as trocas de estilo na VIRADA devem ser cumpridas as regras do nado que termina e do que se inicia. Por exemplo: Troca de COSTAS/ PEITO deve ser cumprida a regra da chegada do nado COSTAS (chegar de costas sem estar com o corpo submerso) e a da saída de borda do nado PEITO (sair de frente e iniciar os movimentos pela braçada, sem restrição dos 15m).

Nos REVEZAMENTOS a ordem é diferente. COSTAS, PEITOBORBOLETA e CRAWL. Por motivos de logística o nadador de costas deve ser o primeiro pois tem que começar a sua prova de dentro da água. Quando explico aos atletas essa mudança muitas vezes sou questionado “-Porque não trocaram só o COSTAS e o BORBOLETA de lugar?” Não sei a resposta mas acredito que ao deixar os nados mais rápidos (BORBOLETA e CRAWL) para o final do REVEZAMENTO, aumenta a disputa e deixa a prova mais emocionante.

As PROVAS OFICIAIS de Medley em REVEZAMENTO são 4X50m e 4x100m. Lembrando que cada nadador percorre a sua distância em um estilo.

As provas de Medley são, ao meu ver, as mais interessantes do ponto de vista da iniciação esportiva por desenvolver, além dos 4 estilos, diversas habilidades imprescindíveis para fazer as viradas, estratégia para conseguir distribuir os esforços de maneira inteligente nos diferentes estilos e uma capacidade de entender e memorizar diversos conjuntos de regras diferentes para cada nado.

Regras oficiais do MEDLEY

SW 9.1 – Na prova de medley individual, o nadador nada os quatros nados na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e livre. Cada nado deve percorrer um quarto (1/4) da distância.
SW 9.2 – No nado livre, o nadador deve estar sobre o peito exceto quando executar a virada. O nadador deverá retornar à posição sobre o peito antes de realizar qualquer pernada ou braçada.
SW 9.3 – Nas provas de revezamento medley, os nadadores nadam os quatro nados na seguinte ordem: costas, peito, borboleta e livre. Cada nado deve percorrer um quarto (1/4) da distância.
SW 9.4 – Cada nado deve ser finalizado de acordo com a regra aplicada a ele.

REFERÊNCIAS

https://www.cbda.org.br/_uploads/natacao/RegrasOficiaisNatacao2017_2021.pdf

http://www.fina.org/content/fina-rules-regulations

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: