Todo atleta já passou por um momento em que não tem certeza se está no caminho certo para alcançar seus objetivos, e às vezes não está mesmo!
É muito comum ver atletas que se prendem a detalhes do treino que são quase uma superstição. Fatores que não tem lógica fisiológica alguma ou até mesmo são totalmente contra os princípios básicos de treinamento, como por exemplo:
“-Eu preciso rodar 2000m todo treino para estar bem treinado!”
“-Na semana da competição vou treinar dobrado para não perder o ritmo.”
“-Se treinar sem palmar vou perder força!”
“-Sou maratonista, só faço longão!!”
Tudo isso não passa de crendices da cultura da natação amadora, pois o que determina se seu treino fará ou não você chegar em seus objetivos é uma combinação muito fina das CARGAS DE TREINO e TEMPO DE RECUPERAÇÃO. Por isso é fundamental controlar as ZONAS DE TREINAMENTO para garantir as adaptações programadas para cada treino.
Na EVOLVE trabalhamos com 5 zonas de treinamento. Todas elas geram adaptações diferentes no organismo e condicionam você para ir de encontro com seus objetivos da maneira mais rápida e mais prazerosa.
As zonas de treinamento podem ser identificadas através de uma AVALIAÇÃO FISIOLÓGICA ou indiretamente através da frequência cardíaca.
Embora a frequência cardíaca tenha uma grande variação individual, é um parâmetro bem simples para identificar, aproximadamente, as zonas de treinamento. Para facilitar a identificação destas zonas utilizamos também uma adaptação da ESCALA DE BORG onde o atleta dá uma nota de 6-20 para seu nível de esforço ou escolhe uma “carinha” que o represente. Todos estes fatores combinados fornecem com certa segurança a zona de treino em que o atleta se encontra.
Se você tem um frequencímetro é fácil saber a sua frequência cardíaca. Mas se você não tem pode aferir colocando os dedos indicador e médio na parte lateral do pescoço, onde se sentem os batimentos cardíacos, e contar quantas pulsações se percebe durante 6 segundos. O resultado deve ser multiplicado por 10 e teremos o resultado.
EX: Batidas em 6″ = 13. 13×10=130. FC = 130 bpm (Batimentos por minuto). Neste caso está na zona de A1.
Não é possível chegar a lugar algum sem saber o que se está realmente fazendo
Quem treina todos os dias sabe que se ontem era dia de A1 e você fez um A3, hoje estará pagando caro pelo exagero do dia anterior, ou se no dia de A2 fez uma AN. Por isso é importante conhecer e respeitar as zonas de treinamento.
A grande diferença entre o treinamento de atletas de alto nível e o de atletas amadores é que existe um controle e um planejamento rigoroso das cargas de treino. Isso é feito através de testes e avaliações que determinam diretamente as zonas de treinamento para cada fase da preparação.
Não importa o tamanho do seu objetivo. Treinando corretamente você vai chegar mais rápido a ele.
Agora que você já conhece as zonas de treinamento poderá treinar cada vez melhor! Se ainda não conhece nossas PLANILHAS DE TREINO PERSONALIZADAS entre em contato pelo email: contato@evolveswim.com
Abraço e Bons treinos!