OS BENEFÍCIOS DE CADA NADO

OS BENEFÍCIOS DE CADA NADO

Muitos dos atletas que nos procuram para treinar não nadam os 4 estilos, seja por alguma restrição médica ou por não “simpatizar” com alguns movimentos. No caso das restrições médicas não há muito o que se fazer. Algumas adaptações nos movimentos podem até permitir que um atleta com restrição faça um estilo “proibido”, mas sempre com muito cuidado e sob a instrução ou supervisão de um profissional capacitado.

Quando não há restrição médica e mesmo assim o aluno/atleta não tem os 4 estilos em seu programa de treinos, ele está perdendo muitos benefícios que a NATAÇÃO pode lhe proporcionar.

Ao nadar os 4 estilos o treino fica mais dinâmico, divertido e completo, do ponto de vista muscular e cardiorrespiratório. A combinação destes estilos, seja no MEDLEY ou em outras sequências pode trazer muitas habilidades novas e melhorar seu condicionamento físico de maneira muito mais global.

Se você ainda não conhece os benefícios de cada nado então leia esta postagem até o fim e entenda porque deve investir seu tempo e se dedicar para treinar aquele estilo esquecido em seus treinos.

CRAWL – É o melhor nado para desenvolver a CAPACIDADE AERÓBIA. Possibilita atingir grandes velocidades com um pouco menos de esforço do que outros estilos o que favorece as séries com grandes metragens de tiro. O fato da RESPIRAÇÃO ser lateral e livre proporciona diferentes RITMOS RESPIRATÓRIOS que podem incrementar o treino e trazer dificuldades e desafios.

COSTAS Muito útil como compensação dos movimentos do nado Crawl. O nado Costas é o único estilo que não tem rotação interna de OMBRO, fortalecendo assim a postura e equilibrando o trabalho MUSCULAR. A posição de costas traz um trabalho extra para a musculatura do abdômen.

PEITO- Nado que exige muito dos membros inferiores. É o único nado que trabalha com o pé fletido (flexionado), o que fortalece o tibial anterior. As coxas são utilizadas para empurrar o corpo para frente em um movimento semelhante a um salto. Nadar Peito, do ponto de vista MUSCULAR., é muito parecido com fazer um treino de salto ou uma corrida em subida leve.

BORBOLETA- Melhor nado para desenvolvimento de FORÇA, tanto de membros superiores quanto inferiores. A transferência de força do Borboleta para o Crawl é muito boa. Não deve ser utilizado em grandes metragens devido a dificuldade de manter uma boa TÉCNICA. Séries de 25m, ou 50m com NADADEIRAS, são as mais indicadas. É muito interessante fazer séries de Borboleta com SNORKEL, mas é um desafio somente para atletas avançados.

Na EVOLVE você encontra planilhas personalizadas, com EDUCATIVOS em vídeo de cada estilo. Mesmo sem saber nadar um estilo podemos te guiar no passo a passo, estimulando a coordenação dos movimentos e ensinando a TÉCNICA correta.

 

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: