PERFEIÇÃO X PRODUTIVIDADE

PERFEIÇÃO X PRODUTIVIDADE

Como todos vocês leitores/nadadores sabem, o sucesso em nossa modalidade é baseado em uma TÉCNICA DE MOVIMENTOS super refinada e precisa, repetida durante horas de treino em RITMOS MUITO ESPECÍFICOS. Por isso não é incomum encontrar NADADORES, MARATONISTAS ou TRIATLETAS extremamente perfeccionistas. Para falar a verdade é até um comportamento esperado de alguém que se interesse por uma modalidade onde se treina milhares de quilômetros em uma temporada para nadar por alguns minutos ou segundos, e poucos centésimos separam a vitória da derrota.

PERFEIÇÃO É UMA META E NÃO UMA OBRIGAÇÃO.

Muitas vezes nos desanimamos por não conseguir fazer algo da maneira que planejamos. É comum atletas pedirem para parar uma série por não conseguirem manter um ótimo padrão de nado ou um ritmo adequado. Concordo que algumas séries de EXTREMA QUALIDADE podem ser abortadas quando for perdido o padrão de nado esperado ou ao fugir muito das médias pré estabelecidas, mas na grande maioria dos casos a PRODUTIVIDADE É MELHOR DO QUE A PERFEIÇÃO.

A alguns dias li uma reportagem sobre as causas da improdutividade e imaginava ver listados itens como procrastinação, falta de motivação, etc… O meu espanto foi ver listado em primeiro lugar o PERFECCIONISMO, segundo a Dra. Laura Hamill em sua publicação no U.S. News & World Report DEZ-2018. As pessoas que procuram a perfeição em tudo acabam por produzir menos por não se contentar em entregar algo nota 9,5 e se desmotivam com muita facilidade por atingir o que consideram a perfeição raríssimas vezes.

“O FEITO É SEMPRE MELHOR QUE O PERFEITO” – Dra. Laura Hamill 

Por isso não se desespere se tinha que manter 1’15” naquele 8×100 e manteve 1’17, se era para fazer os 6×200 com 20″ de intervalo e precisou de 30″ ou se tinha que fazer 20×50 e parou no 16º. NÃO É TREINO PERDIDO, É META PARCIALMENTE ALCANÇADA.

DICA DO TREINADOR

Costumo dizer aos meus atletas que devem tentar ser nota 10 todos os dias, mas que se forem nota 8 TODOS OS DIAS ainda é melhor do que ser 10 em um dia e 5 nos outros.

O segredo da natação é constância. É lógico que quanto mais perto do ideal melhor, mas é importante que tenha metas intermediárias e pontos em que considera a missão cumprida. Estes são pontos importantes para manter o foco e a motivação.

Ex: Série do dia

10×100 A2 @2′  (manter entre 1’18-1’21)

Se fizer todos os tiros para 1’18 -1’19 pode ser considerado perfeito.

Se fizer todos os tiros entre 1’18 – 1’21 missão cumprida, nota 10.

Se fizer 2 tiros fora da ZONA DE TREINO, ainda assim fez 80% da série em A2. Será que nota 8 é tão ruim assim?

Quem determina os limites de “satisfação” com o treino é você e seu treinador. Não estou dizendo que devemos buscar somente coisas fáceis ou desistir das grandes metas, só que tudo leva tempo, e como costumo dizer aos meus atletas: “O impossível é temporário”.

Abraço e Bons treinos!!!

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: