PODE NADAR COM RAIOS?

PODE NADAR COM RAIOS?

Geralmente, conforme uma tempestade se aproxima, começa uma movimentação inusitada no balneário.

O Guarda-Vidas começa a olhar para o céu e se aproximar do TREINADOR, que por sua vez, inicia uma fuga disfarçada enquanto faz as contas para ver se vai dar tempo de acabar o TREINO, ou se terá que cortar algum item. Em alguma raia, um atleta que está “voando” na série torce para que dê tempo de acabar todos os tiros, e o que está “chumbado” para e comenta com seus colegas: “-Acho que vi um raio!”, na esperança de comover todos os envolvidos.

Esta cena acontece diariamente em diversas línguas ao redor do mundo, mas será que é realmente perigoso NADAR durante uma tempestade elétrica?

Sim! É muito perigoso.

Nadar com chuva não é o problema, o perigo está nos raios. Na verdade a PISCINA não atrai o raio, mas a água e o cloro são ótimos condutores de eletricidade, e por isso podem propagar uma descarga elétrica que aconteceu a muitos metros. Da mesma maneira, o encanamento da piscina pode transmitir a eletricidade que se propaga pelo solo em um raio de 500m ou mais.

O raio busca o ponto mais alto para descarregar sua eletricidade. Portanto uma pessoa de pé na piscina está mais exposta do que alguém nadando, mas dificilmente o raio atinge uma pessoa. Ele pode cair em um poste, barraca, prédio próximo e mesmo assim a descarga elétrica chegar à piscina pelo solo.

Segundo o NLSI (National lightning Safety Institute) dos EUA e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) o BRASIL é atingido anualmente por 77,8 Millhôes de raios, liderando o ranking mundial. A cidade brasileira com maior incidência é CAMPO GRANDE – MS que figura como 4ª do mundo nesta lista.

A recomendação é encerrar a atividade na piscina quando a tempestade elétrica estiver a 13Km de distância, e não há diferença entre PISCINA ABERTA e FECHADA. Os banhistas devem se abrigar em local fechado, coberto, longe de fios e tubulações e se manterem secos e calçados.

Em eventos maiores como MARATONAS AQUÁTICAS é mais difícil de se proteger, mas as recomendações são as mesmas. Um EVENTO sério deve ter sua PROVA CANCELADA se as condições climáticas não forem favoráveis. A segurança deve sempre estar acima de tudo.

Se você abriu esta postagem para poder discutir com aquele GUARDA-VIDAS que ao primeiro raio esvazia a PISCINA, então acabou de perceber que ele está cumprindo sua função muito bem. Deixe o treino para outro dia e chame-o para tomar um CAFÉ, ele pode ter acabado de salvar a sua vida. Não vale a pena arriscar.

Abraço e Bons Treinos!

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: