POR QUE SOLTAR?

POR QUE SOLTAR?

Mesmo o nadador mais “caxias” já matou um solto. Sabe aquele 400 solto no final que vira 200 ou menos… Então ele é muito mais importante do que você imagina!

A desculpa para não soltar é que estamos sempre com pressa, mas mesmo assim ficamos 10′ papeando na raia antes de sair da PISCINA. A verdade é que soltar é um arte perdida que poucos nadadores conseguem entender. Mas quem sabe soltar tem ganhos importantíssimos e é sobre isso que vamos falar na postagem de hoje.

POR QUE SOLTAR?

  • A musculatura inicia o processo de regeneração do treino, acelerando a recuperação e preparando o corpo para receber os nutrientes da próxima REFEIÇÃO. Este processo ajuda a chegar mais recuperado no próximo treino, o que aumenta as chances de treinar melhor.
  • É preciso dizer ao corpo que o exercício acabou. A soltura faz a FREQUÊNCIA CARDIACA baixar, a RESPIRAÇÃO voltar ao normal e “desliga” as vias metabólicas de ALTA e MÉDIA INTENSIDADE.
  • Quando soltamos entre duas PROVAS estamos utilizando os resíduos metabólicos que causam dor e fadiga como substrato energético para a próxima prova. É o que chamamos de séries de REMOÇÃO.
  • Soltar ajuda a reestabelecer o equilíbrio TÉRMICO evitando choques de temperatura e possíveis RESFRIADOSPROBLEMAS RESPIRATÓRIOS e até mesmo CRONTRATURAS MUSCULARES e CÃIBRAS.
  • Mentalmente é no solto que organizamos o aprendizado do dia. Seja uma nova TÉCNICA DE NADO, uma estratégia ou apenas uma reflexão sobre o que aconteceu. Ao soltar reorganizamos nosso pensamento e nos preparamos para sair da PISCINA e voltar a vida normal.

Soltar vale a pena! Pode não ser tão divertido quanto fazer séries de AN mas é muito importante e devemos criar a cultura de soltar após os TREINOS e COMPETIÇÕES. Em nível profissional é muito comum ver atletas estrangeiros soltando MUITOS QUILOMETROS após as provas, o que não é uma realidade nacional. Infelizmente temos a fama de sermos preguiçosos perante atletas estrangeiros. Será que está ai a diferença entre nossos resultados?

Abraço e Bons Treinos!

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: