PRECISO TREINAR VIRADAS PARA NADAR MARATONAS?

PRECISO TREINAR VIRADAS PARA NADAR MARATONAS?

         Se na maratona não tem virada porque preciso faze-la nos treinos? Será que é realmente necessário? A resposta é TALVEZ !!

            Ao fazer as viradas olímpicas (cambalhota) é possível tirar os pequenos intervalos que sempre existem entre uma piscina e outra quando a virada é simples (com as mãos). Com certeza fazer as viradas olímpicas vai melhorar muito seu leque de habilidades e seu condicionamento aeróbio. Mas não é por não fazer viradas que seu treino não vai lhe condicionar ou que faltará habilidades para nadar bem uma maratona. Por isso o talvez!

         Se um atleta não tem dificuldade em soltar ar pelo nariz e dar cambalhotas acho valido aprender a fazer viradas o quanto antes. Porem se existe alguma dificuldade em realizar a virada olímpica continue treinando com as viradas simples até desenvolver as habilidades faltantes.

A virada é uma habilidade que será utilizada somente nos treinos de piscina dos maratonistas e por isso não precisa ser espetacular, somente boa o bastante para não atrapalhar os objetivos fisiológicos dos treinos.

         Sobre viradas, seja qual for, é muito importante treinar para os dois lados. Não só para melhorar as suas sinapses, coordenação e habilidades aquáticas, mas para equilibrar o trabalho muscular. Quem já fez longos treinos virando simples  e sempre com o mesmo braço sabe do que estou falando.

           Para quem não sabe fazer cambalhotas comece fora da piscina em um colchão alto e vá aperfeiçoando esta habilidade até ter confiança de fazer na água. Ao fazer cambalhotas na piscina comece longe da parede até ter noção do espaço que você ocupa e só se aproxime da parede quando dominar bem o movimento.

              Bons treinos!

www.evolveswim.com

contato@evolveswim.com

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: