SÉRIE PROGRESSIVA NA NATAÇÃO

SÉRIE PROGRESSIVA NA NATAÇÃO

A NATAÇÃO é uma modalidade muito complexa e depende de um condicionamento físico muito específico. Dificilmente vemos um atleta ter um grande destaque em diferentes grupos de provas (Velocidade, Meio-fundo, Fundo, MARATONA AQUÁTICA ou Medley) ou em estilos diferentes (CRAWL, COSTAS, PEITO, BORBOLETA). Em geral o atleta se especializa em algumas poucas provas que coincidem com seu BIOTIPO ou com sua característica de treinos, mas mesmo assim TODOS OS ATLETAS TREINAM MUITO EM TODAS AS ZONAS DE TREINO.

Como disse anteriormente a NATAÇÃO depende de um condicionamento físico muito complexo que deve possibilitar ao nadador manter uma ótima TÉCNICA DE NADO independente do nível de cansaço e da duração da prova, que pode ser de 20″ ou mais de 2h. Por isso é essencial trabalhar de maneira muito geral nos treinos a fim de desenvolver ao máximo todas as capacidades, e a maneira mais eficaz é a variação de intensidade ou ZONAS DE TREINO.

Quando trabalhamos em uma série progressiva, a mudança da ZONA DE TREINO causa um desconforto que deve ser reajustado pelo corpo rapidamente. Se este desconforto se repete de maneira contínua e em vários níveis, nosso corpo se adaptará a este estresse, causando assim uma melhora em nosso condicionamento.

Vejamos como exemplo estas séries:

12×75 Prog (3 em A1 @1’30/ 3 em A2@2’/ 3 em A3@2’30/3 em AN do Bloco @4′)

Nesta série o atleta cria um desconforto e mantem o ritmo durante alguns tiros, e só depois aumenta o ritmo novamente. Esta é uma ótima forma de trabalhar ritmos de provas de 200m e 400m, e pode ser utilizado como um “step test” para controle de treinos. O fato de o intervalo estar aumentando faz com que a “qualidade” do tiro seja mantida com maior facilidade.

15×100 Prog 1-3 @1’45 (1 em A1/ 1 em A2 / 1 em A3)

Nesta série o atleta está sempre mudando de ritmo. Pode não ser tão interessante para treinar o ritmo de prova em si, mas é ótimo para treinar estratégia. Acelerar dentro de um prova é algo muito difícil e deve ser treinado a exaustão. Só assim o atleta poderá acelerar mesmo em uma situação de extremo cansaço.

20 x 50 p/35″ @1’/55″/50″/45″

Nesta série a ideia é manter o ritmo mas o desconforto é progressivo. Ao fazer cada tiro com um intervalo menor, o esforço deve ser cada vez maior para manter o mesmo tempo. Esta é uma ótima forma de “calibrar” uma passagem, ou um RITMO DE NADO. Excelente estratégia para provas mais longas (800m, 1500m, 5Km ….)

As séries progressivas são muito úteis e devem fazer parte de qualquer PROGRAMA DE TREINO que busque uma melhora significativa no condicionamento físico e nos resultados de COMPETIÇÃO.

Se você está querendo melhorar ainda mais seu rendimento ENTRE EM CONTATO com a EVOLVE e conheça nossas PLANILHAS DE TREINO PERSONALIZADAS.

Abraço e Bons treinos!

 

2 Comentários

  1. José Antônio Barreiros
    José Antônio Barreiros maio 29, 2019

    Bom dia ‘ as series são muito interresantes mas pode ser executado direta ou sub dividalas
    exemplo series de 15 de 100 ,3 séries de 5, de 100.
    obrigado e Parabéns pela matéria.

    • EVOLVE
      EVOLVE maio 30, 2019

      Ótima pergunta! Pode ser subdividido, dependendo da época da temporada. Quanto mais na base menos subdivisões.

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: