TEM IDADE PARA APRENDER A NADAR?

TEM IDADE PARA APRENDER A NADAR?

A NATAÇÃO é um esporte precoce. Em academias podemos ver bebês de 4 a 6 meses já dentro da água aprendendo a se adaptar ao meio líquido. Crianças de 6 anos já competem nos 4 estilos em circuitos de Mirins por regiões dentro dos estados, aos 11 anos começam os campeonatos estaduais e aos 13 os nacionais. Mas será que só conseguimos aprender a nadar na infância? Será que dá para aprender em qualquer idade?

Assim como toda atividade física é possível aprender a nadar em qualquer idade, porém existem idades sensíveis em que o aprendizado é acelerado e fica muito mais eficaz. Se aprendemos nas fases sensíveis tendemos a conseguir desenvolver melhor a TÉCNICA DE NADO, os FUNDAMENTOS e por consequência se desenvolver melhor na NATAÇÃO. A melhor idade para aprender a nadar é entre 6 e 8 anos. Nessa fase temos conquistas importantes no desenvolvimento da lateralidade e do controle motor fino, o que facilita muito as coisas, mas não impede ninguém de aprender em outra idade.

Se você não sabe nadar e quer aprender não se intimide pela sua idade ou condicionamento físico. Se o seu objetivo não for participar dos jogos olímpicos então não há diferença alguma em aprender com 10, 20 ou 50 anos.

Vale lembrar que na MARATONA AQUÁTICA e na NATAÇÃO MASTER as categorias são divididas por idades, geralmente por blocos de 5 anos (Ex: 30 a 34 anos, 35 a 39 anos, etc). Tem muita gente que aprende a nadar depois de “velho” e vira “o cara” da categoria. Não deixe de realizar seu sonho de aprender a nadar por achar que é velho demais para isso. Seja para NADAR COMPETITIVAMENTE ou para apenas curtir uma PISCINA ou uma praia de vez em quando, nadar é ótimo! Um esporte para uns, uma terapia para outros. E se precisar de ajuda conte com a EVOLVE.

Abraço e Bons treinos!

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: