TOP 5 – REGRAS DE ETIQUETA NA NATAÇÃO

TOP 5 – REGRAS DE ETIQUETA NA NATAÇÃO

Assim como em todos os âmbito de nossa vida, a natação também tem sua regras de “etiqueta”, de boa conduta entre seus membros.

Nesta postagem vamos falar sobre 5 dicas para manter uma boa convivência com seus colegas de raia.

1 – DIVIDA CORRETAMENTE A RAIA – Em uma raia de piscina de 25m treinam com facilidade 5 a 6 pessoas. É muito comum que as pessoas não gostem de dividir raia pois não sabem as regras de boa convivência. Ao nadar com mais de duas pessoas na raia deve ser instaurado um rodízio no sentido do trânsito local (Ex:  anti-horário no Brasil, horário na Inglaterra). Quando apenas dois nadadores estão na raia é comum manter lado, mas sempre observe a raia antes de entrar. Mesmo sozinhos alguns nadadores gostam de manter lado por isso fique atento e sempre avise que está entrando.

2 – NÃO FIQUE BATENDO NO PÉ AO ULTRAPASSAR – Ao fazer uma ultrapassagem devemos tocar levemente, APENAS UMAS VEZ, o pé do nadador a nossa frente e imediatamente ir para o meio da raia e ultrapassar.

Não toque no pé se não tiver certeza de que vai conseguir ultrapassar, e ao ser ultrapassado não mude de velocidade, nem para facilitar, nem para dificultar a ultrapassagem. 

Ficar muitos metros tentando ultrapassar pode ser perigoso para você e para quem vem no sentido oposto. Por isso faça a ultrapassagem durar o mínimo possível.

3 – NÃO LARGUE SEU MATERIAL JOGADO NA BORDA – Para que todos possam ter acesso ao seu material de treino tente deixar sempre seu material organizado dentro do saco. Se todos os nadadores colocarem tudo para fora, a borda fica cheia e desorganizada.  Fora do saco somente o material que está utilizando no momento. Já as garrafas devem ficar sempre fechadas pois vez ou outra alguém derruba a garrafa tentando pegar algum material.

4 – NADE NO RITMO DA RAIA – Ao entrar em uma raia  fique atento ao ritmo da raia. Piscinas públicas, clubes ou academias geralmente dividem suas raias por ritmo ou nível. Se você entrar em uma raia com ritmo muito diferente vai acabar atrapalhando ou sendo atrapalhado pelos seus colegas de raia. Nas raias mais iniciantes geralmente os nadadores param muito na borda porque não conseguem fazer uma grande distância sem intervalos. Se precisar parar pare no canto e não no meio onde todos os nadadores vão fazer a virada.

5 – NÃO PEÇA MATERIAL EMPRESTADO – Material é pessoal e com regulagem individual, por isso não deve ser emprestado. Se você está sem material, não use o do seu colega! A NADADEIRA pode alargar, o PALMAR pode não ser do tamanho certo ou não estar com a tira regulada para sua mão, o PARAQUEDAS pode estar curto e rasgar ao bater no seu pé, SNORKEL nem se fala!!

Essas e outras dicas de treino você encontra no nosso BLOG. A EVOLVE vai ajudar você a desenvolver sua natação cada vez mais. Abraço e Bons treinos!

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: