TREINAR NAS FÉRIAS, PODE?

TREINAR NAS FÉRIAS, PODE?

Férias é tempo de renovar as energias, mudar a rotina e aproveitar para fazer coisas que nos dias “normais” não é possível.

Mas será que estes dias sem treinar não vão atrapalhar meu rendimento nas próximas semanas?

Nas férias é recomendado que o atleta ou praticante de qualquer modalidade esportiva se mantenha em atividade. Porem em atividades DIFERENTES das realizadas rotineiramente.

No caso dos praticantes de NATAÇÃO é indicado que se mantenham em atividades predominantemente aeróbias e de preferência cíclicas (REMAR, PEDALAR, CORRER, CAMINHAR).

Ao praticar estas atividades todas as adaptações cardio respiratórias podem se manter em nível de manutenção, o que facilita muito a volta aos treinos posteriormente as férias.

Por outro lado fazer atividades que não tem esta característica fisiológica pode trazer diversos benefícios para a saúde e para o alívio do estresse.

Esportes coletivos são ótimos para se divertir e desenvolver inteligência espacial e propriocepção (noção do corpo e suas funções no espaço)

Esportes de força como lutas, escalada ou arremessos do atletismo são ótimos para manter as adaptações neuromusculares adquiridas através dos duros trabalhos de paraquedas durante a temporada.

Mas se não der para fazer nada disso durante as férias vale lembrar que esse foi um período em que você planejou DESCANSAR ! Portanto curta sem culpa!!! Pesquisas mostram que os benefícios de uma temporada de 8 a 12 semanas de treino de natação, bem estruturado, pode perdurar por 4 a 5 semanas antes de ter uma queda significativa no rendimento.

Com certeza a maior mudança depois de alguns dias sem nadar é na sensibilidade da água e na propriocepção, mas isso é papo para uma próxima postagem.

Bons treinos!! ou Boas férias!!

 

 

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: