TREINO DE HIPÓXIA

TREINO DE HIPÓXIA

De tempos em tempos algumas “modinhas” voltam para turbinar o mercado fitness, a bola da vez é o treino de hipóxia. Desde a década de 70 se fala neste tipo de treino, mas como toda modinha fitness, ele está sendo “vendido” como algo inovador e até mesmo milagroso. Na postagem de hoje vamos desvendar os segredos e os mitos por trás deste tipo de treino.

O QUE É HIPÓXIA?

É um tipo de TREINO baseado na restrição do oxigênio. Pode ser durante o esforço, nos intervalos, ou até mesmo uma apneia sem esforço. Esta redução pode ser feita por uma máscara quando fora da água e por um SNORKEL ou por BLOQUEIOS dentro da água.

PARA QUE SERVE?

A ideia é aumentar a resistência anaeróbica, acostumando o corpo com as sensações de um cenário EXTREMAMENTE ANAERÓBIO, mesmo não estando em grande esforço físico. Isso pode aumentar a tolerância à dor e a manutenção da TÉCNICA DE NADO em final de prova.

COMO FAZER?

Existem máscaras próprias para o treino fora da água. Não improvise! Pode ser perigoso. Nos treinos de água pode-se utilizar bloqueios de RESPIRAÇÃO, apneias em atividade ou parado e o SNORKEL para estímulos de ALTA INTENSIDADE. Uma adaptação que pode ser feita no SNORKEL é fechar ainda mais o calibre do tubo. Algumas marcas tem um adaptador que reduz a entrada de ar, mas isso pode ser feito com um esparadrapo ou fita isolante.

ADVERTÊNCIA

Este tipo de treino tem muitas contra indicações e só deve ser feito por atletas experientes, bem condicionados e acompanhados. NUNCA FAÇA TREINOS DE HIPÓXIA SOZINHO. Há o risco de, pela falta de oxigênio, perder os sentidos, o que dentro da água pode ser extremamente perigoso.

EXEMPLO DE TREINOS:

  1. 8X25 submerso PP c/30″
  2. 10×50 Crawl c/ 30″ (25 Resp 3×1/25 Bloqueado)
  3. 8×75 PP c/ 40″ (25 Submerso/25 Pr Costas/25 Cr Resp 5×1)
  4. 6x (5″ parado submerso + tiro de 25m Bloqueado + 25 Solto)

São 4 tipos diferentes de séries de HIPÓXIA, porem todos eles vão desenvolver as mesmas habilidades de trabalhar sem oxigênio e tolerância a dor.

Estes e outros treinos você pode encontrar em nosso BLOG. Se você quer uma PLANILHA PERSONALIZADA feita sob medida para suas necessidades e objetivos entre em contato pelo email : contato@evolveswim.com

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: