TREINO DE PARAQUEDAS

TREINO DE PARAQUEDAS

O Paraquedas (PQ) é um implemento de treino muito comum, mas poucos atletas usam da forma correta.

Existem videos famosos de atletas nadando com 2 ou 3 paraquedas grandes, praticamente sem sair do lugar. Mas para poder usá-lo corretamente em uma série ou treino é preciso entender como ele pode nos ajudar e como funciona a força de arrasto.

Quanto maior a força de arrasto, mais força temos que fazer para vencer o paraquedas e nos deslocar.

A seguinte fórmula descreve essa relação:

FA = Força de Arrasto

CA= Coeficiente de Arrasto

p= Densidade do meio

A= Área do corpo (neste caso do paraquedas)

v= Velocidade

Não é preciso entender toda a fórmula para saber como se deve usar o paraquedas. O Coeficiente de arrasto depende do corpo (que no caso é sempre o mesmo), a densidade do meio não muda (pois estamos sempre na água). O segredo está na relação entre a área do paraquedas e a velocidade do corpo. A área é diretamente proporcional à força de arrasto, mas a velocidade tem uma relação quadrática com a força de arrasto.

Se eu dobro a área do paraquedas que estou usando eu consigo dobrar a força de arrasto, mas se eu dobrar a velocidade de nado eu quadruplico a força de arrasto.

Se eu triplico a área do paraquedas que estou usando eu consigo triplicar a força de arrasto, mas se eu triplicar a velocidade de nado eu a aumento nove vezes a força de arrasto.

Então podemos deduzir que:

AUMENTAR A VELOCIDADE DE NADO É MAIS INTERESSANTE DO QUE AUMENTAR O TAMANHO DO PARAQUEDAS 

Por isso, atualmente, não se usa mais o paraquedas para nadar em baixas velocidades ou por grandes tempos de esforço. A ideia do paraquedas é ganhar FORÇA e principalmente POTÊNCIA. Então devemos usá-lo sempre em ALTA INTENSIDADE e por CURTAS DISTÂNCIAS, de preferência acompanhado de outros materiais. Segue uma série desafio de paraquedas:

4×25 Nadando A3 com PQ+PP @1’30

100 Nadando técnico

4×25 Nadando A3 com PQ+PALMAR @1’30

100 Nadando técnico

4×50 A3 com PQ+PP+PALMAR @ 2′ 

100 Nadando técnico

6×50 Pr (4 PQ+PP @2’/ 2 Sem material @ 1’15)

Se quiser saber mais sobre este material leia nossa postagem COMO ESCOLHER E USAR SEU PARAQUEDAS. Para saber mais sobre outros materiais use a postagem guia de MATERIAIS DE TREINO.

Este é o propósito da EVOLVE. Trazer ciência aplicada ao treinamento de alto nível ao alcance de todos.

Abraço e Bons treinos!

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: