TREINO DE VELOCIDADE NA NATAÇÃO (AA)

TREINO DE VELOCIDADE NA NATAÇÃO (AA)

Não importa se a sua prova é de 25m ou de 25Km, as séries de velocidade são importantes para todos os atletas. Logicamente que os NADADORES velocistas terão um volume e frequência destes treinos maiores que os fundistas, mas seja qual for seu objetivo, se ele envolve nadar mais rápido será preciso fazer algumas destas séries.

O QUE É?

Os treinos de velocidade na natação são também chamados de AA (anaeróbio alático). São séries que tem por objetivo aumentar a velocidade de nado e podem ser utilizadas em qualquer período da temporada.

Para entender os treinos de velocidade é preciso entender o sistema ATP/CP que funciona da seguinte forma:

A energia é produzida a partir da utilização dos estoques de um composto armazenado dentro das células musculares, a creatina-fosfato ou CP, que aumenta na proporção direta do aumento da massa muscular, e sustenta principalmente as atividades de alta intensidade e curta duração.

Este estoque dura muito pouco tempo. Em pessoas “normais” estima-se que por volta dos 7″, atletas podem ter entre 10″ e 12″ deste estoque e conforme a atividade continua este estoque é “reposto” por outros sistemas energéticos, mas não com a mesma velocidade de produção de energia, o que prejudica a manutenção da intensidade do exercício.

Para uma série ser considerada de AA devemos cumprir os seguintes parâmetros:

1- Estímulos de intensidade máxima.

2- Intervalos grandes e totalmente recuperativos. (45″ ou mais)

3- Metragens de tiro que compreendam entre 7″ a 12″ de atividade (12,5m a 25m)

Benefícios do treino de velocidade:

1- Melhora a potência do sistema ATP/CP que nutre diretamente a MUSCULATURA com energia rápida.

2- Aumento da capacidade de trabalho no sistema ATP/CP .

3- Refinamento da TÉCNICA em condições de competição.

DICA DO TREINADOR

O maior erro durante séries de AA é dar pouco intervalo entre os tiros. Se o objetivo é aumentar a velocidade de nado é preciso que o atleta esteja totalmente descansado antes de cada tiro. Utilizar intervalos mais curtos vai fazer com que o atleta consiga resistir  àquela velocidade trabalhada por mais tempo, mas não vai deixá-lo mais rápido.

Outro erro comum é achar que séries de velocidade tem que ser de 25m. Não tem a ver com a distância de tiro e sim com o tempo do tiro. Se um atleta faz 19″ em um tiro de 25m ele não estará trabalhando para aumentar sua velocidade e sim para sustentar aquela velocidade. Seria mais interessante que ele faça tiros de 12,5 ou 15m, que devem girar em torno de 8″ a 10″ para este atleta.

EXEMPLO DE TREINO DE AA

8x15m em intensidade máxima @1’30

1- Saindo do bloco

2- Para Chegada

Repete…

Se quiser saber mais sobre outros tipos de treino confira em nosso BLOG e nosso canal no YOUTUBE.

Abraço e Bons treinos!

One Comment

  1. FRANKLIN F ARAUJO
    FRANKLIN F ARAUJO agosto 15, 2020

    Muito bom! Já fiz alguns destes com minha técnica Cynthia Boheme, RJ.

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado

Seguir

Acompanhe nossas postagens

%d blogueiros gostam disto: