TREINO E UMIDADE DO AR

TREINO E UMIDADE DO AR

Todos sabemos que a baixa umidade do ar pode desencadear uma série de complicações respiratórias e agravar doenças já existentes. Mas será que nós, atletas aquáticos, também somos afetados pela baixa umidade do ar?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como situação de alerta quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30%. Nestes casos, devemos evitar atividades físicas intensas ao ar livre no período entre 10 horas e 16 horas. Abaixo de 20% é decretado estado de emergência.

Quanto menor for a umidade do ar, mais cuidados devem ser tomados.

Com o calor, o tempo seco e a poluição das grandes cidades, ou as queimadas (muito comuns em cidades do interior) o ideal seria evitar atividades físicas ao ar livre. Mas quem tem sua planilha para cumprir ou uma prova importante pela frente não tem essa opção.

Para atividades realizadas na água os efeitos são mais amenos pois o equilíbrio térmico é facilitado e as vias respiratórias ficam um pouco mais umedecidas. Algumas gotas de soro fisiológico nos olhos e narinas ajuda bastante.

O calor e o clima seco fazem o cansaço aparecer antes, além de exigir mais de seu corpo.

Não são só as vias respiratórias que sofrem com esta situação. A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade. A pele sofre ainda mais se a temperatura da água estiver alta ou a concentração de produtos inadequada. Uma dica para manter a pele hidratada é usar sabonete de glicerina no banho e somente depois passar hidratante na pele.

Precisamos ficar atentos à hidratação, temperatura ambiente e da água, e a intensidade e horário do exercício.

RECOMENDAÇÕES SOB BAIXA UMIDADE DO AR

HORÁRIO DE TREINO: Antes das 9 da manhã ou após as 16h é o melhor horário para quem treina ao ar livre. Para piscinas fechadas não existem grandes diferenças, pois o ar é sempre úmido devido a evaporação. Treinar a noite é uma boa opção.

HIDRATAÇÃO: Antes, durante e depois dos exercícios aumente a hidratação. Água, suco natural e água de coco são ótimas opções.  Reforce a ingestão de líquidos durante todo o dia.

RESPEITE SEUS LIMITES:  Dor de cabeça, tontura, vista turva, coração disparado e cansaço muito além do normal são sinais de alerta. Diante de qualquer sintoma estranho, pare imediatamente.

Cuide bem de sua saúde e otimize seus treinos com o TIME EVOLVE. Abraço e Bons treinos!!!


FONTES

http://www.brasil.gov.br/editoria/saude/2015/07/periodo-com-baixa-umidade-do-ar-requer-cuidados-especiais

http://www.blog.saude.gov.br/

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: