TREINO LIPOLÍTICO NA NATAÇÃO

TREINO LIPOLÍTICO NA NATAÇÃO

Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo ter feito um TREINO LIPOLÍTICO. Mas será que aquele treino era mesmo lipolítico? Será que você sabe a real função deste tipo de treino? Nesta postagem vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O objetivo de um treino lipolítico é acionar PRIORITARIAMENTE o metabolismo das gorduras como fonte de energia do treino. Por isso deve ser realizado em intensidade muito baixa (por volta de 50% ou frequência cardíaca a baixo de 120BPM), com característica continua ou intervalado fechado, e com duração relativamente alta (30′ ou mais). Nesta intensidade ainda teremos uma depleção significativa do glicogênio muscular mas a predominância da fonte energética será dos ácidos graxos devido a combinação de baixa intensidade e longa duração.

A zona lipolítica de treino não causa grandes adaptações cardiovasculares ou ganhos no sistema aeróbio, por isso seu uso é restrito aos atletas que precisam perder gordura corporal ou ativar o metabolismo das gorduras por conta de provas extremamente longas (10Km a 25Km).

Mas não aposte apenas nos treinos lipolíticos se seu objetivo é emagrecer!! Uma periodização com treinos em todas as zonas de intensidade é muito mais eficiente pois terá um gasto calórico final muito maior.

Se você é um nadador de águas abertas ou um triatleta é importante colocar alguns treinos lipolíticos, principalmente em uma semana regenerativa ou no começo da temporada, quando o peso e a composição corporal tende a estar fora do ideal.

Na EVOLVE nós sempre otimizamos o treino lipolítico com o uso de materiais. Isso aumenta o número de fibras musculares envolvidas no exercício, aumentando um pouco o gasto calórico e facilitando que as longas metragens de série sejam realizadas sem intervalos adicionais. Outra estratégia é terminar os treinos lipolíticos com uma combinação de HIIT ou Treinos intervalados de alta intensidade. Isso faz com que o metabolismo fique acelerado durante até algumas horas depois de encerrada a atividade.

 

EXEMPLO DE TREINO LIPOLÍTICO

AQ – 200 Solto

4×50 Pr c/20″

Série Lipolítica

1000 Cr com PP e Palmar (50%) c/ 30″

500 Cr com Palmar (50%) c/ 20″ 

400 Cr com PP (50%) c/ 15″

300 Cr com Palmar (50%) c/ 10″

200 Cr sem material (50%) c/30″

Série de final de Prova.

100 Pr A2 c/ 20″

4 a 8 x25 Pr PP A3 c/10″ (até exaustão)

Solto livre

 

BONS TREINOS !!

 

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: