VALE A PENA TREINAR NO MAR?

VALE A PENA TREINAR NO MAR?

                 Sem suspense, VALE! A possibilidade de treinar no mar pode enriquecer muito seu repertório de técnicas, estratégias e orientação. Nadar em águas abertas é uma ótima maneira de aumentar o componente de força de seus treinos. Tudo no mar é imprevisível, o que torna o treino muito mais interessante.

TREINO NO MARO QUE MUDA_

          Nadar 1000m no mar é muito mais desgastante do que os mesmos 1000m na piscina. Essa diferença se dá pela água mais densa, marolas e ondas.  Nadar sem raias ou faixas é muito difícil. Para se manter em linha reta é preciso entender o ambiente e buscar referências externas (relevo, natureza, construções, etc…). Com todos os movimentos da água também fica mais difícil manter a técnica. A água salgada desidrata mais rápido e incha a língua e a boca causando uma sensação esquisita, mas inofensiva.              No mar você não vê o fundo, fica inseguro com a distância, os animais, as ondas, a correnteza e está sempre preocupado se vai conseguir voltar. Por isso prepare-se bem física e psicologicamente para os treinos no mar. Tente sempre treinar acompanhado de um parceiro de treino ou de alguém em um caiaque ou pranchão para te dar segurança. Se for nadar sozinho no mar avise alguém que está entrando. Muitas praias tem postos de guarda vidas e é sempre bom ter contato com eles para saber das condições reais do mar.

       Um grande erro de quem vai para o mar treinar é fazer sempre treinos longos, contínuos e de baixa intensidade. Quando treinar no mar não se limite a sair de um lugar e ir até outro. Faça séries intervaladas, alterne velocidades, progressivos e etc… Quanto maior a variabilidade dos estímulos, mais interessante e proveitoso será seu treino.

Exemplo de treino intervalado, por tempo, com variação de intensidade, no mar

10′ nadando crawl bilateral

3 tiros máximos bloqueados (parando quando precisar respirar), soltando até se sentir totalmente recuperado

Programe o timer do relógio e faça:

30′ fazendo 6 x (1’FORTE/1’FRACO/2’FORTE/1’FRACO+mudança de direção @ série)

10′ variando crawl e costas @20 braçadas  (voltando para a praia)

Use essas e outras dicas da @EVOLVE para melhorar ainda mais a sua natação.

Conheça nossa PLANILHA DE TREINO INDIVIDUAILIZADA  e outros serviços no site: www.evolveswim.com

Bons treinos!!!!

contato@evolveswim.com

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: