VOCÊ É ATIVO?

VOCÊ É ATIVO?

O mundo hoje trava uma batalha contra o sedentarismo. Centenas de estudos correlacionam a falta de atividade física a doenças crônicas, obesidade e ao aumento de fatores de risco para doenças cardíacas e respiratórias. O tempo todo escutamos dos benefícios de uma vida saudável e ativa, mas VOCÊ SABE O QUE É PRECISO FAZER PARA SER CONSIDERADO ATIVO?

Para conseguir este título é preciso cumprir uma dose mínima de atividade física em sua rotina. Algumas agências governamentais e instituições internacionais formularam suas recomendações, e apesar de haver algumas divergências no volume e distribuição destas cargas de trabalho é possível traçar uma linha comum entre estas diretrizes.

No Brasil utilizamos largamente a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que segue 2 referências. A primeira baseada pelo  American College of Sports Medicine (ACSM), que é a recomendação oficial dos EUA.

  • 30 minutos de atividade física moderada, 5 vezes por semana, ou:
  • 20 minutos de atividade vigorosa, por pelo menos 3 dias na semana

E uma segunda recomendação mais abrangente:

  • acúmulo de 150 minutos de atividade física moderada por semana em sessões, ou
  • acúmulo de 75 minutos de atividade física vigorosa por semana em sessões de pelo menos 10 minutos

A União Europeia segue a diretriz do Reino Unido que é um pouco mais rígida: 30 minutos de atividade física moderada todos os dias.

Vale lembrar que estamos falando de atividade física sistematizada e não das atividades diárias (lavar louça, varrer a casa, correr atrás do ônibus, subir as escadas do metrô, etc). E aí ? Fez as contas ? Será que a sua atividade física atual é o bastante?

Se você nada 3 vezes por semana, 50 minutos de treino bem estruturado, já consegue se manter fora da linha do sedentarismo e com certeza estará se beneficiando dos ganhos de saúde e bem estar que a atividade física pode lhe proporcionar.  Se estiver precisando de ajuda para sair do sedentarismo procure a EVOLVE. Nós vamos te ajudar a NADAR de forma cada vez mais fácil e prazerosa para poder aproveitar todos os benefícios de uma vida ativa e saudável.

Abraço e Bons Treinos !

POSTAGENS RECOMENDADAS

OS BENEFÍCIOS DE 6 MESES DE NATAÇÃO

MINHA PRIMEIRA TRAVESSIA

REFERÊNCIAS

Lima DF, Levy RB, Luiz OC. Recomendações para atividade física e saúde: consensos, controvérsias e ambiguidades. Rev Panam Salud Publica. 2014;36(3):164–70.

 

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado

Seguir

Acompanhe nossas postagens

%d blogueiros gostam disto: