VOCÊ SABE PEGAR VÁCUO?

VOCÊ SABE PEGAR VÁCUO?

Muitos nadadores acreditam que só pelo fato de estar em um pelotão estão se aproveitando do vácuo de outro nadador, mas não é bem assim!!!

O vácuo ou esteira é uma zona de menor resistência da água causada pelo arrasto de um nadador a frente.

Para que você possa se aproveitar disso é preciso estar sempre muito perto do outro nadador (cerca de 20 A 30 cm). À medida que você se afasta de outro nadador o efeito facilitador vai diminuindo.  Outro fator importante de estar no vácuo é que o nadador da frente gasta mais energia que você para nadar na mesma velocidade, o que pode fazer uma grande diferença na hora de um sprint no final de prova.

Ao nadar no vácuo de alguém tome cuidado com o apoio da braçada! Por estar em uma esteira é possível que sinta o nado sem apoio ou as mão sem pegar água, principalmente no início da braçada.

BENEFÍCIOS DE NADAR NO VÁCUO

  1. Manter uma VELOCIDADE maior do que conseguiria sozinho
  2. Gastar menos ENERGIA em comparação aos adversários do mesmo pelotão
  3. Incomodar seus adversários (porque ninguém gosta de nadar com outro pendurado nos pés)

TIPOS DE VÁCUO

  1. FRONTAL

Quando nadamos em uma fila indiana cada nadador gera uma esteira melhor para o de trás, o que faz com que ocorra uma grande e progressiva economia de energia quanto mas para o final da fila você está. Esta posição é indicada quando estamos em um pelotão de ritmo muito forte.   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. LATERAL

Quando nadamos em grupo é possível pegar o “vácuo lateral”. Para conseguir se beneficiar desta posição é preciso nadar com a cabeça na altura da cintura de seu adversário. Esta posição é indicada quando você está aproveitando o vácuo mas pensa em escapar a qualquer momento.

Estas são situações ideais de vácuo e devem ser treinadas na piscina constantemente para que sejam ferramentas úteis na sua próxima maratona. Se quiser saber mais sobre COMO NADAR NO PELOTÃO acesse nosso blog .

Se quiser receber mais dicas inscreva-se em nosso blog. Se quiser conhecer nossos treinos entre em contato através do email: contato@evolveswim.com

Abraço e Bons treinos!!!!

 

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: