MEDO DE COMPETIR

MEDO DE COMPETIR

Nadar não é uma modalidade fácil, mas com certeza é muito prazerosa. Os treinos são desafiadores, os colegas de treino ajudam na motivação, estar na água dá uma sensação de conforto e prazer. Mas quando chega a hora da competição muitos atletas ficam ansiosos, não conseguem dormir, e a competição passa a ser uma “punição” e não um prêmio pelos treinos realizados.

Se você tem medo de competir não pense que está sozinho! Muitos alunos de natação não participam de competições pelo desconforto, físico e mental, que eles sentem nos dias anteriores. E muitos atletas sofrem com a chegada de sua prova ao ponto de não conseguir desenvolver por completo seu potencial na competição. ISSO É MUITO COMUM!! Mas não deveria ser.

A competição, se bem trabalhada, pode, e deve ser um momento de prazer e conquista. O momento de colocar tudo o que foi treinado para fora e mostrar PARA VOCÊ MESMO do que é capaz. 

Ao conversar com atletas e alunos que têm problemas para competir é comum perceber que eles têm um cobrança muito forte sobre si mesmos e na maioria das vezes por comparações com outras pessoas:

Ao participar de uma competição devemos focar em nosso desenvolvimento pessoal, se comparar com você mesmo a algum tempo atrás e buscar uma evolução condizente com seus treinos e sua dedicação. 

Existe outro tipo de medo que é o de fatores específicos da prova, como por exemplo:

Medo de cair do bloco de partida, de errar uma virada, do óculos cair, de nadar no mar, de encontrar algum animal no percurso, de cair a sunga, de rasgar o traje, de ter uma cãibra e ter que parar a prova …

Estes medos são treináveis. Se o atleta se familiarizar com a situação, ou passando por ela algumas vezes, ou mentalizando o que fazer, é muito provável que o medo vá diminuindo aos poucos.

Seja qual for o seu medo, se tem vontade de competir, não deixe o medo te dominar. Converse com seu treinador, com seus colegas de treino e procure ajuda profissional (Psicólogo Esportivo). Tenho certeza de que aos poucos você vai entender o que te atrapalha e saber lidar com isso.

A beleza do esporte é a EVOLUÇÃO PESSOAL. Ao se comparar com outros atletas não se sinta melhor ou pior. O resultado depende de um leque enorme de fatores como: tempo de treino, programa de treino, alimentação, descanso, rotina, fatores genéticos, nível de habilidade (técnica), suplementação, controle psicológico e motivação, entre outros. Cada atleta construiu a sua história, e seus resultados são o reflexo desta construção. Uma marca que hoje é “impossível” para você, pode vir a ser comum daqui a um ano, desde que construa uma trajetória para isso.

Não se prive de competir por medo, trabalhe isso! As provas estarão sempre presentes na vida: vestibular, concurso, entrevista de emprego, provas escolares, etc. Talvez nadar contra você mesmo seja a competição mais fácil que irá encontrar na vida.

Abraço e Bons treinos!

One Comment

  1. URL
    URL outubro 23, 2019

    … [Trackback]

    […] Read More Infos here: evolveswim.com/blog/medo-de-competir/ […]

Deixe uma resposta

Seguir

Acompanhe nossas noticias

%d blogueiros gostam disto: