PORCENTAGEM DE ESFORÇO NA NATAÇÃO

PORCENTAGEM DE ESFORÇO NA NATAÇÃO

Um dos métodos mais utilizados para CONTROLE DA INTENSIDADE NA NATAÇÃO é o PERCENTUAL DE ESFORÇO. Muito provavelmente você já utilizou, mas será que sabe exatamente como funciona? Nesta postagem vamos falar sobre esta importante ferramenta de controle de treino e como é calculada.

COMO FUNCIONA

O percentual de esforço é uma ferramenta de controle indireto da intensidade. Através de uma proporção do RECORDE PESSOAL (RP) é possível estabelecer uma meta de RITMO para que o atleta se encaixe na ZONA DE TREINO alvo da sessão.

COMO CALCULAR

1º PASSO: Transformar o RP em segundos.

2º PASSO: Escolher a ZONA DE TREINO

3º PASSO: Resolver a equação RITMO A SER MANTIDO (s) = RP*(s) + (100 – %ALVO) x RP*(s)/100

*RP(s) = RECORDE PESSOAL em segundos

Ex: Meu Recorde pessoal é 1’02,17 de 100 COSTAS e quero fazer uma série de 10×100 COSTAS em A2 c/25″

A intensidade de A2 é equivalente a 70% a 80% do RP, neste caso vou calcular como 75%.

RITMO A SER MANTIDO = 62,17 + (100-75) x 62,17/100 = 77,71, ou seja, 1’17,71

Se eu mantiver 1’17 nos tiros desta série vou estar dentro da ZONA de A2 pré-estabelecida.

 

PARA FACILITAR DISPONIBILIZAMOS UM ANEXO COM AS PORCENTAGENS CALCULADAS

TABELA DE PERCENTUAL DE ESFORÇO.PDF

 

VANTAGENS

A principal vantagem é que não é preciso aferir a FREQUENCIA CARDÍACA em todos os intervalos, já que ao se manter na média pré-estabelecida é muito provável que esteja na ZONA DE TREINO correta.

Em tiros longos, em que não se deve parar para aferir a FREQUENCIA CARDÍACA, é possível saber a intensidade através das médias das passagens.

DESVANTAGEM

Em SÉRIES INTERVALADAS com um grande número de tiros é possível que mesmo segurando as médias pré-estabelecidas você acabe subindo de ZONA DE INTENSIDADE. Devido ao acúmulo de cansaço os mesmos 1’17 do exemplo podem gerar um impacto de A2 nos primeiros tiros, porém, ao longo de 15 ou 20 tiros estejam gerando um impacto de A3, devido à fadiga. Nestes casos o ideal seria abrir um pouco mais os intervalos para que o RITMO fique novamente em ZONA de A2 .

Se você não quiser calcular todas as vezes o seu tempo para cada intensidade, pode baixar nosso aplicativo TESTES DE NATAÇÃO que possui sete testes clássicos que todo treinador faz com seus atletas. Entre estes testes há uma calculadora de ZONAS DE TREINO e outra de PORCENTAGEM DO RECORDE PESSOAL.

Outra ferramenta muito interessante é nosso aplicativo TABELA DE INTENSIDADE. Neste APP você coloca os seus RECORDES PESSOAIS de todas as provas (piscina CURTA e LONGA) e de até dez resultados de CARGA MÁXIMA NA MUSCULAÇÃO. Ele armazena todos estes dados e gera uma tabela com as cargas de treino em cada ZONA e/ou PORCENTAGEM DE ESFORÇO.

Abraço e Bons Treinos!

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado

Seguir

Acompanhe nossas postagens

%d blogueiros gostam disto: